O brasileiro João Fonseca foi eliminado na primeira rodada do Rio Open pelo francês Alexandre Muller, e terá consequências em seu ranking após a derrota, na próxima atualização.
Veja como foi! - Cabeça erguida!
Atualmente na posição de 68º do ranking mundial da ATP, Fonseca deverá ter uma queda de pelo menos 8 posições na próxima atualização da tabela. O brasileiro defendia 100 pontos da campanha de quartas de final alcançada no ano passado, e terá todos esses pontos descartados após sua eliminação na primeira rodada do ATP 500 carioca.
Neste momento, João está caindo para a 76ª colocação, com 750 pontos somados, e poderá perder mais posições, já que há tenistas ainda em ação nesta semana que podem ultrapassa-lo.
O italiano Luca Nardi está apenas 1 ponto atrás de João, e joga no ATP de Doha, assim como o holandês Botic van de Zandschulp, que está 3 pontos atrás do brasileiro. Vencendo, eles ultrapassam João na tabela. O britânico Jacob Fearnley tem 739 pontos, mas ainda está na chave do Challenger de Pau, na França, e pode ultrapassar João se conquistar mais uma vitória e ir às qiartas de final. Os argentinos Francisco Comesaña e Camilo Ugo Carabelli estão vivos na chave do Rio Open, e têm 698 e 697 pontos, respectivamente. Eles podem ultrapassar João caso alcancem a fase de semifinais no torneio carioca.