Vice-campeã do Australian Open 2023, a cazaque Elena Rybakina, 7ª da WTA, está de volta às oitavas de final do torneio após superar uma lesão nas costas e bater a ucraniana Dayana Yastremska, 33ª. A russa Daria Kasatkina também avançou.
Sofrendo com uma questão nas costas, pela qual recebeu atendimento ainda no inicio do segundo set set da disputa, a cazaque Elena Rybakina precisou de 1h23 para fechar o placar diante de Yastremska em 6/3 6/4 tendo convertido dois aces a cinco da ucraniana, que cometeu oito duplas-faltas a duas da cazaque, que cometeu 16 erros não-forçados a 37 de Yastremska, que disparou 16 bolas vencedoras a 15 de Rybakina.
Em um jogo marcado pelo domínio da cazaque nas devoluções, mas que sofreu com o jogo de fundo de quadra da ucraniana, que em alguns momentos pressionou o serviço da rival e desacelerou seu ritmo de jogo. A definição da primeira etapa se deu com uma quebra no 4º game em que a cazaque abriu 4/1 e administrou. No set seguinte, as tenistas trocaram quebras entre o 2º e 3º games, Rybakina foi atendida e voltou para quadra onde voltou a quebrar o saque de Yastremska acelerando devoluções no 5º game, abriu 4/2 e precisou de seis match-points para fechar o jogo em erro da adversária.
Em busca de vaga nas quartas de final, Rybakina encara a vencedora do duelo entre as americanas Madison Keys e Danielle Collins.
Ao fim do jogo Rybakina declarou que não está recuperada do problema nas costas, mas que foi algo que sentiu em quadra e irá trabalhar para seu próximo jogo: "Espero que o fisioterapeuta faça sua magia", declarou.
Kasatkina avança e encara Navarro, que vem de batalha com Jabeur
A russa Daria Kasatkina, 10ª da WTA, também se garantiu nas oitavas de final do Australian Open após superar um jogo complicado contra a cazaque Yulia Putintseva, 23ª, em 1h21 de partida e placa de 7/5 6/1.
Em busca de vaga nas quartas de final, Kasatkina tem pela frente a norte-americana Emma Navarro, 8ª, que venceu um jogão contra a ex-top 3 e atual 39ª, a tunisiana Ons Jabeur após 2h05 de confronto e placar de 6/4 3/6 6/4.
Kasatkina e Navarro nunca se enfrentaram no circuito profissional.