X

Fenômenos do tênis nem sempre ganharam estreias em Grand Slams

Sábado, 11 de janeiro 2025 às 19:01:45 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Fabrizio Gallas - Os maiores nomes da história do tênis nem sempre ganharam suas estreias em Grand Slams. Ao passo que quebraram marcas no esporte, o início nos maiores eventos foram de forma precoce. Crédito: Workday Canberra International



Leia Mais:

Becker aposta em Fonseca como azarão

Entre em nosso canal do Whatsapp!

João Fonseca fará na terça-feira (ou noite de segunda) sua primeira partida em um Major aos 18 anos e pouco mais de quatro meses contra o top 10, Andrey Rublev, no Australian Open. Será seu primeiro jogo melhor de cinco sets na carreira.

Com muito holofote e nomes como Boris Becker, Andy Roddick, entre outros, estão apostando no brasileiro com uma carreira brilhante no futuro e azarão no torneio australiano, muito por conta do seu tênis vistoso, a sequência de 13 vitórias e a sequência negativa do russo com cinco derrotas.

Roger Federer, por exemplo, ganhador de 20 Grand Slams, perdeu sua estreia em um Slam, em Roland Garros, em 1999 contra Patrick Rafter, quando tinha 17 anos e noive meses. O australiano era o terceiro do mundo na época. O suíço aliás só foi ganhar seu primeiro jogo no terceiro Major, no Australian Open de 2000, contra o americano Michael Chang, 38º na época, e levantou o primeiro caneco quatro anos depois da primeira aparição, em Wimbledon, em 2003.

Novak Djokovic, maior ganhador com 24 Slams, perdeu para Marat Safin no Australian Open de 2005. O russo era o quarto do mundo e só perdeu três games patra o então garotão de 17 anos e sete meses. Nole venceu sua primeira partida logo a seguir contra o americano Robby Ginepri em Roland Garros, mas perdeu com desistência diante de Guillermo Coria na segunda fase. Foi levantar o primeiro caneco no Aberto da Austrália três anos depois em 2008.

Jannik Sinner foi pelo mesmo caminho perdendo em sua primeira partida de Major . Ele furou o quali do US Open em 2019 e caiu diante do suíço Stan Wawrinka, 24º colocado na época, em quatro sets. Sua primeira vitória veio no Slam seguinte no Australian Open contra o australiano Max Purcell, 215º no ranking. Caiu na rodada seguinte contra o húngaro Marton Fucsovics. Após quase cinco anos levantou seu primeiro Major no Aberto da Austrália do ano passado e de quebra levou o Aberto dos Estados Unidos.

Nosso ídolo Gustavo Kuerten também perdeu em sua estreia. Caiu em Roland Garros em 1996 com 19 anos para Wayne Ferreira que era o 11º na época. Guga era o 131º do mundo na época. Como o número 89 do mundo, Guga venceu no Slam seguinte contra o sueco Mikail Tillstrom, 41º na ocasião, no Australian Open de 1997. Foi conquistar o primeiro título logo a seguir em sua terceira participação, no Aberto da França, derrubando dois top 5, Thomas Muster e Yevgeny Kafelnikov.

Outras lendas recentes Pete Sampras e Andre Agasi também caíram em estreias de Major.  Sampras caiu diante do peruano Jaime Yzaga, no US Open de 1988. Ele era apenas o 188 do mundo na época. E pasmém, venceu sua primeira partida justo no único Major que não levantou, em Roland Garros em 1989, sua terceira participação. Foi ser campeão em 1990 justo no US Open, duas temporadas depois. Andre Agassi caiu no Aberto dos Estados Unidos em 1989 diante de Jeremy Bates. Agassi, que venceu oito Slams, era o 105º na época e Bates apenas o 128º.

Dois fenômenos espanhois tiveram sucesso diferente em suas estreias de Majors. Rafael Nadal venceu Mario Ancic em sua estreia de Slams em Wimbledon em 2003, caindo na terceira rodada, com 17 anos e menos de um mês. Menos de dois anos depois levantava o caneco em Roland Garros, em 2005, com 19 recém-completados.

Carlos Alcaraz venceu seu debut neste tipo de torneio no Australian Open de 2021, com 17 anos e oito meses, sobre Botic Van de Zandschulp, 151º na época. Caiu na segunda rodada. Um ano e meio depois levantou o título do US Open com 19 anos e quatro meses, em 2022.

Fonseca tenta quebrar jejum dos NextGen

Com ajuda do amigo Bruno Medrado, um dado interessante dos últimos campeões do NextGen Finals mostra dificuldade para ganharem a primeira partida no Slam a seguir. Brandon Nakashima, vencedor em 2022, caiu na estreia em 2023 no Aberto da Austrália contra Mackenzie McDonald em cinco sets. Em 2024, Hamad Medjedovic nem passou do quali do torneio após vencer o torneio com os oito melhores juvenis do ano em Jeddah, na Arábia Saudita.

Sinner, campeão do torneio em 2019, venceu no Australian Open de 2020 e Carlos Alcaraz, campeão em 2021, venceu na estreia em Melbourne em 2022 e parou na terceira rodada.

teninews.com.br
br.jooble.org