Após o sorteio das chaves principais de simples do Australian Open alguns jogos têm chamado atenção do público em geral e da mídia especializada a cerca do que podem render e pincipalmente entregar ao público de entretenimento e competitividade.
Joao Fonseca x Andrey Rublev
A sequência de 13 vitórias consecutivas do jovem carioca de 18 anos chamou a atenção do mundo do tênis. Sólido em sua campanha no NextGen Finals de Jeddah em dezembro, Fonseca viajou para a Austrália em boa forma, conquistou o título do Challenger de Camberra dominando os rivais e furou com autoridade o qualificatório do Australian Open.
Rublev, por sua vez, vive uma má fase, não vence há cinco jogos e passou o ATP Finals de Turim em branco, perdendo todos os jogos da fase de grupos. Pressionado, o russo encara a esperança brasileira precisando defender quartas de final para não correr o risco de até deixar o top 10 em caso de queda precoce.
Os dois tenistas nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Aryna Sabalenka x Sloane Stephens
O quinto duelo entre a número 1 do mundo Aryna Sabalenka e a ex-top 10 e campeã do US Open 2017, Sloane Stephens, tem chamado a atenção dos fãs de tênis pelo peso das duas adversárias em quadra e em especial para a bielorrussa, que em busca do tricampeonato em Melbourne tem sua estreia mais difícil na competição das últimas quatro edições. A seu favo, Sabalenka tem o retrospecto de nunca ter sido derrotada por Stephens
Jelena Ostapenko x Belinda Bencic
Outro duelo feminino que chama atenção pelo peso das duas personagens é o encontro entre a medalhista de Ouro nos Jogos de Tóquio, a suíça Belinda Bencic, e a campeã de Roland Garros 2017, a letã Jelena Ostapenko.
No circuito profissional as duas tenistas já se enfrentaram duas vezes e cada tenista venceu um duelo. Bencic venceu o encontro entre elas no Australian Open 2020 e disputa ali seu primeiro Grand Slam desde o nascimento de sua filha, Bella, de seis meses.
Jannik Sinner x Nicolas Jarry
O atual campeã em Melbourne e número 1 do mundo, Jannik Sinner, não terá vida fácil em sua estreia no torneio em 2025 e encara o chileno Nicolas Jarry, 34º da ATp, de cara. Os dois tenistas já se enfrentaram duas vezes e cada um venceu um duelo. Sinner levou a melhor no último encontro, válido pela chave em Pequim 2024.
Roberto Bautista Agut x Denis Shapovalov
O encontro ente dois ex-top 10 promete na ótica de muitos especialistas um dos mais difíceis confrontos de primeira rodada na chave masculina. O espanhol de 36 anos foi quadrifinalista em Mebourne em 2019, enquanto o canadense de 25 anos chegou a mesma fase como melhor campanha no torneio em 2022.
No circuito profissional os dois tenistas se enfrentaram três vezes e Shapovalov venceu todos os encontros.
Matteo Berettini x Cameron Norrie
Outros dois ex-top 10 que se enfrentam na primeira rodada do Australian Open são o italiano Matteo Berrettini e o o britânico Cameron Norrie, que defende oitavas de final no torneio. Semifinalista em Melbourne 2022, Berrettini busca se reencontrar em Slams. No circuito profissional os tenistas se enfrentaram uma única vez, em um jogão pela final do ATP de Queen's em 2021 e o italiano levou a melhor.
Coco Gauff x Sofia Kenin
Vindo do título da United Cup e do WTA Finals em sequência, a norte-americana Coco Gauff tem uma difícil estreia contra a compatriota Sofia Kenin, campeã na Austrália em 2020. Semifinalista da edição passada, Gauff inicia sua temporada no circuito feminino com expectativas altas e com a veterana Chris Evert apostando nela como número 1 do ao fim do ano. Kenin, por sua vez, tenta uma redenção e subida de ranking saindo dos seu atual 81º posto rumo a uma volta ente as 10 melhores do mundo.
No circuito, as duas se enfrentaram três vezes e Kenin levou a melhor em duas oportunidades.
Naomi Osaka x Caroline Garcia
Duelo entre duas ex-top 10 contemporâneas também chama a atenção na primeira rodada da disputa feminina do Australian Open. O duelo entre Osaka e Garcia colocam em quadra as duas principais atletas expoentes das discussões sobre saúde mental do tênis. A francesa faz seu retorno ao circuito após interromper a temporada 2024 antes do fim para cuidar da saúde mental.
As duas tenistas, que hoje estão no top 60, devem fazer um dos duelos que mais chama a atenção dos especialistas. Este será o quinto confronto entre a japonesa ex-numero 1 do mundo e atual 50ª e a francesa ex-top 6 e atual 58ª. Cada tenista venceu dois dos confrontos.
Naomi Osaka é bicampeã do Australian Open (2019 e 2021)
Novak Djokovic x Nisheshi Basavareddy
Em um torneio com tenistas NextGen chamando a atenção desde o qualificatório, com destaque para João Fonseca, Learner Tien e Martin Landaluce, a estreia do sérvio Novak Djokovic diante do jovem americano Nisheshi Basavaeddy chama a atenção.
Dono de 10 títulos na Austrália, Djokovic encara o jovem de 19 anos, que venceu o torneio internos dos Estados Unidos para conquistar um convite a chave principal em Melbourne. Esta será a primeira vez do americano diante de um top 10, como ele vai reagir é o que o mundo quer ver.
Stefanos Tsitsipas x Alex Michelsen
Vice-campeão do Australian Open em 2023, o grego Stefanos Tsitsipas tem uma estreia que chama a atenção na chave do torneio ao enfrentar o jovem norte-americano Alex Michelsen, 41º. Os dois já se enfrentaram uma única vez no circuito profissional, pela chave de Tóquio, e Michelsen levou a melhor.