Dono de dois Ouros Olímpicos (Pequim 2008 em simples e Rio de Janeiro 2016 nas duplas), o espanhol Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira a decisão de se aposentar definitivamente das quadras de tênis e escolheu se retirar representando seu país.
Considerado o maio atleta individual da história da Espanha com 92 títulos ATP em simples, dos quais 22 são títulos do Grand Slam, Rafael Nadal sempre representou o vermelho da "Armada Espanhola" no único torneio entre países do tênis masculino, a centenária Copa Davis.
Nadal se despedirá do tênis profissional nas quadras de Málaga, na Espanha, que recebe as disputas de quartas de final, semifinal e final das Finais da Copa Davis - Grupo Mundial que é disputado em formato de grupos entre 19 e 24 de novembro.
A disputa será em piso rápido coberto e a Espanha abre sua campanha rumo ao heptacampeonato da Davis nas quartas de final diante da Holanda, que desbancou o Brasil como segundo colocado do Grupo A. Espanha e Holanda já se enfrentaram oito vezes na história da Copa Davis e os espanhóis levaram a melhor em seis destes confrontos.
Se avançar à semi, a Espanha aguarda pelo vencedor do duelo entre Alemanha e Canadá.