Alexander Blockx, jovem de 19 anos, número 253 do mundo, foi a surpresa na escalação de Steve Darcis para o time belga nesta sexta-feira contra a Itália para encarar Matteo Berrettini, 43º e ex-top 5, na segunda rodada da Copa Davis. Crédito: Getty Images for ITF
Leia Mais:
João Fonseca pode enfrentar jovem conhecido neste sábado
Entre em nosso canal do Whatsapp - Entre em nosso Bluesky
Ele por pouco não causou uma zebra caindo apertado por 3/6 6/2 7/5 no confronto dos número 2 de cada país. A Bélgica acabou perdendo por 2 a 1 no confronto de duplas e jogará tudo contra o Brasil em busca da classificação para as quartas de final neste sábado, a partir das 10h. O confronto vale para o time brasileiro que precisa da vitória e torcer para os italianos no domingo contra a Holanda.
Blockx pode fazer jogo contra seu amigo João Fonseca logo na primeira partida neste sábado. Os dois se enfrentaram no Australian Open juvenil do ano passado com vitória apertada do belga e jogaram juntos sendo vice-campeões do mesmo Grand Slam nas duplas.
A Bélgica ainda não tem seu segundo jogador definido. No primeiro dia, Raphael Collignon, 194º, deu trabalho para o top 70, Botic Van de Zandschulp, no confronto diante da Hoplanda, perdendo em dois tie-breaks.
"Acho que em primeiro lugar a opção de hoje foi deixar o Raphael descansar para amanhã, mas sinto que nós dois jogamos partidas muito boas, ele contra o Van de Zandschulp e eu hoje. Vamos ver amanhã como eu e o Raphael nos sentimos em termos de energia. (Em termos de jogo) Nós dois nos sentimos bem, temos bastante confiança. Conheço o João Fonseca, enfrentei ele antes, o derrotei no Australian Open, não sei ainda (se vou jogar), o capitão irá decidir", disse Blockx que comentou mais sobre Fonseca.
"Acho que vou começar o jogo (amanhã) com mais confiança do que hoje, somos muito bons amigos também, nos conhecemos há uns três anos. Quando se enfrenta caras da mesma idade ou um ano mais novo, se sente confiança, hoje senti confiança também, Berrettini tem mais experiência que eu, foi top 10 há poucos anos atrás. Mas não posso dizer muito mais, não sabemos quem irá jogar. Veremos"