X

Ex-tenista argentino é o criador da série sobre Guga: 'Ele supera todos'

Sexta, 13 de setembro 2024 às 17:55:12 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - Estreou no último dia 10 a série 'Guga por Kuerten' que conta história do maior tenista da história do Brasil e o Tênis News conversou com exclusividade com o criador e idealizador do projeto, um ex-tenista argentino.



Mariano Zabaleta é contemporâneo do Guga no circuito, ex-top 21, e amigo pessoal o ídolo brasileiro. Desde sua aposentadoria em 2009 tem se dedicado a diversas atividades e agora está voltado para uma de suas paixões, o cinema. E é neste contexto que o argentino pensou em contar história de Guga.

O ex-tenista esteve no Brasil por ocasião do lançamento da série em cinco episódios disponível globalmente pela plataforma de stream Disney+ e conversou com exclusividade com o Tênis News.

'Zabala' como é conhecido no circuito de tênis é sócio do ex-top 10 Juan Mónaco na agência Summa Sports, que atua em duas frentes: a esportiva e do marketing esportivo, encabeçada por Mónaco e o experiente agente Lucas Shedden, e a área de 'entretenimento' gerenciada por Zabaleta: "Eu cuido da parte de produções. Eu me dedico também a toda essa parte de documentário e séries", contou.

A Summa conta com algumas produções já realizadas, dentre elas 'Guillermo Pérez Roldán Confidencial', que deu o que falar na Argentina e ainda teve grande êxito de audiência pela plataforma Disney+ na América Latina.

"Antes da história do Guga contamos a história de Guillermo Pérez Roldán, que é argentino e o pai o agredia e abusava dele mental e fisicamente desde muito pequeno. É uma história muito forte, que teve grande sucesso na Argentina", contou Zabaleta que também criou a série que conta com depoimentos dos ex-tenistas espanhóis Sergi Bruguera e Alex Corretja, do ex-tenistas e treinadores argentinos Guillermo Coria e Franco Davin.

"É uma história forte, mas eu recomento a quem quiser ver, pois ele foi um jogador que chegou a ser 13º do mundo [em 1988] e desistiu de jogar aos 23 anos. É destas histórias que todos podemos aprender delas", sugere Zabaleta. a série com a história de Peréz Roldan está dividida em três episódios e disponível no Brasil.

A paixão de Zabaleta é por histórias que ensinem, motivem e emocionem as pessoas e por esta razão priorizou contar a história de Guga Kuerten antes da de qualquer outro grande e bem sucedido tenista de seu país: "Do Guga eu sou amigo e para mim parecia ser um filme ou série muito atrativa para de fazer. Ele é um cara com uma história de vida muito bonita. Eu acho que seria lindo que o mundo, sobretudo o Brasil, conhecesse sua história contada por sua própria boca, sua família e pessoas próximas".

Dono de três títulos em nível ATP em simples, Zabaleta contou que depois de tantos anos sendo 'rival' de Guga no circuito, ver a série concluída: "É um sonho da minha vida realizado, sempre quis que trabalhássemos juntos. Estou muito feliz".

Questionamos porque diante de uma história tão rica do tênis argentino, com grandes nomes, logo a história de um brasileiro ganharia protagonismo, e Zabaleta explicou como surgiu sua ideia: "Para mim Guga supera todos esses nomes citados de nós a nível mundial de conquistas e carisma. Acho que não precisa ser muito inteligente para concluir que uma figura assim desperte curiosidade, porque Guga é uma pessoa muito carismática, que as pessoas sabem pouco de sua vida, por mais que se tenha falado de algo, em especial quando competia, nós que o conhecemos sabemos que se sabe pouco dele. Acho que esta é uma história que todos no mundo gostariam de conhecer".

Para o agora diretor de projetos audiovisuais, a história de vida de Guga e a luta de sua família para que seu sonho de ser tenista se tornasse realidade ensina muito, é exemplo, inspiração, além de dar esperança.

"Eu o encontrei num ponto de sua vida mais maduro, com vontade de conta o que foi sua vida. De como a viveu, e como viveu cada momento. Ele está muito consciente com as coisas que lhe aconteceram, com sua trajetória e vida familiar, que não foi fácil e quando se olha de fora, é perceptível que conduziram tudo muito bem, em especial sua mãe (Dona Alice) e aí está o ensinamento: 'As coisas vão bem quando há um projeto'", reflete Mariano Zabaleta.

Todo o processo da série demorou 3 anos para ser executado e contou com a participação direta de Gustavo Kuerten: "Eu acho que ele aceitou pela confiança e amizade que temos foi um trabalho duro de três anos, poque obviamente todos queríamos que a série fosse o melhor possível e que ele estivesse feliz da forma como foi contada. Guga participou muito da produção, o que foi ótimo".

Atualmente, a equipe de Zabaleta está finalizando a série documental que contará a história do maior jogador argentino de basquete e um dos maiores da história Manu Ginóbili, medalhista de ouro em Atenas 2004 e tetracampeão da NBA pelo San Antonio Spurs. E também estão trabalhando em um documentário com a história de Adolfo Cambiaso um dos maiores jogadores de polo do mundo.


No tênis, ainda há histórias que Zabaleta quer contar: "É muito difícil conseguir firmar os contratos, as parcerias para iniciar um projeto, mas nós já estamos trabalhando na história de Guillermo Vilas, que além dos resultados é uma grande história a ser contada. Nós já temos o diretor e estamos na fase de escrita do roteiro para iniciar as gravações".

"Eu gosto de estar dentro da história dos jogadores. No caso dos atletas, a maioria sofre de algo, mas alguns gerenciam melhor que outros e nós podemos aprender com eles", conclui.

"Guga Por Kuerten" está disponível na plataforma de stream Disney+, contém cinco episódios e conta com depoimentos de nomes como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Marat Safin e Yevgeny Kafelnikov. A série tem direção geral de Eddie Vogtland e direção de episódios de Décio Matos Jr. e Billy Castilho.

teninews.com.br
br.jooble.org