X

Campeão no Rio, Melo visita Projeto Tênis na Lagoa e sonha com medalha olímpica

Domingo, 23 de fevereiro 2025 às 14:28:06 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Ex-Nº 1 do mundo e campeão de Wimbledon e Roland Garros bateu um papo e jogou tênis com as crianças do projeto mais longevo do Rio. Ele comentou sobre o dia seguinte do troféu no Rio Open e o sonho de ganhar uma medalha olímpica com Matos. Foto: Divulgação



Entre em nosso canal no WhatsApp!

Após a vinda do top 20, o italiano Lorenzo Musetti, no domingo passado, a manhã deste domingo, 23, foi mais uma inesquecível para os alunos do projeto Tênis da Lagoa, o projeto social mais longevo do Rio de Janeiro com mais de 20 anos de atividade, que atende 220 crianças carentes da cidade e ao longo de toda trajetória já atendeu mais de 5 mil. O Projeto Tênis na Lagoa  - Instituto Mirania Gomes Borges - fica na quadra pública no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Em mais uma ação com a nova parceira do projeto, a ASICS, de lançamento do tênis Gel Resolution 10 - Gel Resolution X -, Marcelo Melo, campeão do Rio Open na madrugada deste domingo ao lado de Rafael Matos, visitou pela primeira vez o projeto, respondeu perguntas da criançada, tirou fotos e bateu uma bola com elas.

"Primeira vez vindo aqui, muito bacana, me faz lembrar quando era pequeno também, há muito tempo atrás. Projetos assim dá pra ver, por isso que vim aqui depois de um título muito tarde, ver a alegria da criançada.. Espero que sirva de inspiração, todos ficaram felizes, pode bater um bola com eles. Importante estar com eles, ter esse contato, para eles acreditarem que é possível. Trocamos algumas experiências, perguntas bacanas, sonhos, dificuldades, vindo de uma conquista tão recente pode influenciar eles de maneira positiva", disse Melo que comentou a sensação de conquistar pela primeira vez o Rio Open, o maior torneio da América do Sul.

"Momento muito especial, todo mundo pode ver que me emocionei, muita gente torcendo por nós, quadra sempre lotada, minha terceira final, realmente é muito especial, espero curtir muito esse momento. Tênis amanhã tem outra competição, mas é importante curtir também o trabalho no dia-a-dia. Ontem ficamos no clube mesmo, nosso jogo acabou quase 1 da manhã, estava com minha família, amigos, ficamos por lá no players lounge mesmo, saímos do clube umas 2 e meia da manhã, acabei demorando a dormir mais pela adrenalina mesmo, emoção da semana que vai juntando, juntando. Hoje no final do dia vou sentir, mas tive o privilégio de estar perto da família para celebrar essa conquista".

Marcelo tem um título de Wimbledon, um Roland Garros, agora 39 títulos sendo o jogador ativo com mais conquistas nas duplas ao lado de Mate Pavic. O que falta para completar a carreira do ex-número 1 ? "Sempre falta, não é ? Buscar títulos novos, acho que um ATP Finals, de repente uma medalha nas Olimpíadas, Rafa me fala que dá para chegar com ele, quem sabe na próxima, estou indo passo a passo, manter o corpo inteiro para conquistar nosso caminho. Esse título do Rio Open era uma das prioridades. (Para Los Angeles) O máximo que eu prometo é que esforço já venho fazendo há anos e vou continuar fazendo para se der tudo certo estar na próxima Olimpíada".

Alexandre Borges, coordenador do Tênis na Lagoa, agradeceu a presença de Melo e ressaltou sua presença: "Fico feliz pois é inspiração pra garotada, ver que é possível, o que o Marcelo falou no bate-papo com elas que todo dia é difícil e só consegue que persiste e tem vontade de vencer. Importante para a garotada pequena entender que a vida é difícil e que se ela não buscar, se superar a cada dia, não vai alcançar. Ter um campeão do Rio Open é incrível e a semana mágica onde tiver também o Musetti, tudo graças ao apoio da ASICS e nossa parceria que vai ajudar a garotada a ter um tênis bom e praticar esse esporte que tanto amamos".

Sobre o Projeto Tênis na Lagoa

Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região. Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.

Hoje, mais de 200 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo. Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Dezoito anos após o início das atividades, 4.500 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.

O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.

Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.

teninews.com.br
br.jooble.org