X

Desistência de campeão Pan-Americano põe Monteiro mais perto de vaga Olímpica

Quinta, 16 de maio 2024 às 15:07:36 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A desistência do campeão panamericano, o argentino Facundo Díaz Acosta, 48º da ATP, da chave de Roland Garros, acendeu uma luz verde para o cearense Thiago Monteiro, número 2 do país e 106º da ATP, que está mais perto da vaga olímpica. 



Leia mais

Conheça as regras de classificação do tênis aos Jogos Olímpicos de Paris

Acosta sofreu uma lesão no omoplato direito, osso da escápula, em sua derrota no Masters de Madri para o canadense Denis Shapovalov e não se recuperou a tempo de disputar o segundo Grand Slam da temporada, Roland Garros.

Para a vaga de Acosta em Roland Garros está garantido o belga, ex-top 10 e quadrifinalista em Paris, David Goffin. 

A não ida de Acosta para Paris deve representar uma maior queda do tenista no ranking da ATP, o que o deixará de fora do top 4 de tenistas de simples da Argentina na classificação da chave direta para os Jogos Olímpicos de Paris, que iniciam em 26 de julho.

De acordo com as regras olímpicas, cada país pode levar apenas quatro tenistas de simples e um total de seis atletas para masculino e feminino. Atualmente, Facundo Díaz Acosta é dono de uma das vagas Olímpicas da Argentina por ter sido o campeão Panamericano no Chile em 2023, porém, caso quatro compatriotas fechem à sua frente no ranking classificatório dos Jogos, ele estaria fora e então as duas vagas na chave de tênis Olímpico destinada ao continente seriam utilizadas pelo medalhista de prata, o chileno Tomas Barrios Vera e o medalhista de bronze, Thiago Monteiro.

Caso a lista olímpica fechasse hoje, o top 4 da Argentina seria formado por Sebastian Baez, 19º; Francisco Cerundolo, 22º; Tomas Martin Etcheverry, 28º; e Mariano Navone, 31º.

Vale destacar que a segunda vaga do continente pode ser trocada pela ITF para um convite excepcional para a chave, além do convidado local.

Mesmo com toda esta 'dança' das cadeiras para a chave olímpica, Thiago Monteiro segue seu caminho em busca de se firmar no top 80 da ATP para conquistar uma vaga direta via ranking. Na próxima segunda-feira, Monteiro somará a campanha de terceira rodada no Masters de Roma e será o 85º do mundo.
A lista olímpica será fechada com o ranking de 10 de junho de 2024.

Caso a lista fechasse na próxima segunda-feira, Monteiro estaria a 4 vagas de entrar direto na Olimpíada, já que até ele, 15 tenistas seriam descartados por suas nações já terem chegado ao número de quatro classificados, são os países: Itália, Alemanha, Argentina, França e Rússia - lembrando que os russos precisam preencher outros requisitos e só poderão competir sob a bandeira olímpica.

teninews.com.br
br.jooble.org