João Fonseca, jovem de 17 anos, foi contemplado, neste domingo, com um convite para a chave principal do Masters 1000 de Madri, na Espanha. O carioca, que vem voando nos torneios ATP na temporada, terá sua primeira oportunidade em um Masters.
Fonseca fez quartas de final do ATP 250 de Bucareste, na Romênia, na última semana, derrotando o 51º do mundo, o italiano Lorenzo Sonego, e por pouco não derrotou o quarto favorito, o chileno Alejandro Tabilo, 41º. Ele fez quartas de final do Rio Open sendo um dos cinco mais jovens nesta fase em um torneio ATP 500. Fonseca vai bater seu melhor ranking na segunda-feira, dentro dos 250 melhores do mundo, perto de uma vaga no quali de Roland Garros.
Ele será o segundo brasileiro em simples no torneio uma vez que Thiago Wild, 67º, já havia garantido sua vaga. O Masters espanhol na Caja Mágica começa na quarta-feira e terá a chave sorteada nesta segunda-feira.
Os demais convidados da chave serão o jovem chinês Juncheng Shang de 19 anos, a promessa local Martin Landaluce de 18, o belga Zizhou Bergs de 24, e o norte-americano Darwin Blanch de apenas 16 anos.