O tenista número 1 da Índia em simples e 93º do mundo, Sumit Nagal, frustrou a torcida em Monte Carlo e venceu o italiano Matteo Arnaldi, 38º, e tornou-se o primeiro indiano a vencer uma partida de simples na chave principal de um Masters 1000 no saibro.
Primeiro indiano em 42 anos a jogar a chave principal em Monte Carlo, Nagal encarou uma verdadeira batalha de 2h38 para virar o placar em 5/7 6/2 6/4 tendo convertido um ace a seis do italiano, que cometeu seis duplas-faltas a uma e venceu 68% dos pontos jogados com seu primeiro serviço conta 55% de aproveitamento do indiano.
Aos 26 anos, o tenista chamou a atenção do mundo do tênis em 2023 por conceder uma entrevista dizendo que mesmo sendo há anos o número 1 do país mais populoso do mundo não tinha nenhum patrocínio e chegou a morar de favor para poder treinar. Após a repercussão, Nagal conquistou um patrocinador e tem buscado por recordes pessoais e para seu país.
Nas quadras de Monte Carlo, contou com torcida contra dada grande presença de italianos em Mônaco e não intimidou, alongou ao máximo as trocas de bola e buscou fazer seu jogo mais paciente de fundo de quadra, sendo efetivo nos pontos decisivos.
Sumit Nagal contou com a torcida mais que especial de seu veterano compatriota, Rohan Bopanna, número 1 do mundo nas duplas.
🇮🇳 CINEMA 🇮🇳
— Rolex Monte-Carlo Masters (@ROLEXMCMASTERS) April 8, 2024
Doubles world No.1 @rohanbopanna watching on as @nagalsumit becomes the first Indian to win a singles main draw match in Monte Carlo!#RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/vJpYIFCcME
Na próxima rodada, Nadal encara o dinamarquês Holger Rune, 7º da ATP, a quem enfrentou uma única vez no circuito profissional, pela Copa Davis 2023, e acabou derrotado em sets diretos.