Pela primeira vez na curta carreira o jovem de 17 anos, João Fonseca, irá disputar uma final do circuito mundial no profissional. O cariocs brilhou na noite deste sábado na semifinal do challenger de Assunção, no Paraguai.
Fonseca atinge marca e o top 300 - Entre em nosso canal no Whatsapp!
O número 341 do mundo derrotou o argentino Roman Burruchaga, 161º colocado e cabeça de chave 2, para atingir a decisão do evento com premiação de US$ 80 mil (R$ 400 mil), jogado no piso de saibro. Ele marcou 7/6 (7/5) 1/6 6/3 após 2h26min de duração.
Fonseca havia parado nas semifinais de dois torneios ITF, os antigos futures, e uma semifinal de challenger, este ano em Buenos Aires, na Argentina. Agora ele buscará seu inédito título do circuito neste domingo contra o brasileiro Gustavo Heide, 225º, que derrotou o peruano Juan Varillas, 95º e principal favorito.
O carioca não teve vira fácil. Teve um set-point para vencer o primeiro set, não aproveitou, foi quebrado, mas foi buscar, levou ao tie-break e com um belo lob levantou a torcida vencendo a parcial. Burruchaga dominou as ações no segundo set, fechou por 6/1 e abriu 3 a 1 no terceiro, mas Fonseca se recuperou, fez cinco games seguidos e conquistou a vitória que o levará pela primeira vez para dentro do top 300 mundial.