Aryna Sabalenka, número dois do mundo, entrou em quadra nesta sexta-feira de luto, toda de preto, inclusive de boné, algo que não costuma usar, e venceu sua primeira partida no WTA 1000 de Miami, na Flórida.
Três dias após a tragédia da morte de seu ex-namorado, com o qual ficou três anos, Konstantin Koltsov, a tenista bicampeã do Australian Open derrotou sua melhor amiga, a espanhola Paula Badosa, ex-número dois do mundo, e venceu seu primeiro compromisso no Miami Open com parciais de 6/4 6/3 após 1h23min na quadra Grandstand, a segunda principal do complexo Hard Rock Stadium.
A tenista viveu dias de caos com a tragédia onde a polícia de Miami Dade investiga como hipótese de suicídio. Sabalenka disse que não daria coletiva de imprensa e após muitas especulações na mídia emitiu um curto comunicado no instagram pedindo respeito e que era seu ex-namorado.
Na partida desta sexta as tenistas esperaram por cerca de seis horas para entrarem em quadra por conta da chuva e tiveram que lidar com muito vento. Sabalenka controlou melhor nos dois sets e foi mais precisa quebrando uma vez no primeiro e outra no segundo set, definindo o jogo com nova quebra no nono game.
Ela vai encarar a ucraniana Anhelina Kalinina, cabeça de chave 32, que passou pela dinamarquesa Caroline Wozniacki salvando match-point na quinta-feira.