Sob gritos de "Simona, Simona", a romena ex-número 1 do mundo Simona Halep voltou às quadras de tênis após 18 meses afastada por um processo antidoping, e levou uma virada da ex-top 3 e atual 80ª, a espanhol Paula Badosa.
Com apoio de uma barulhenta e apaixonada torcida Halep começou o jogo avassaladora diante de Badosa, que estava há um mês afastada das quadras em razão de uma lesão nas costas. A romena colocou todo seu arsenal de golpes em quadra, bem como a espanhola, e após 1h58 de duelo Badosa levou a melhor com placar de 1/6 6/4 6/3 tendo convertido o mesmo número de aces de Halep, cinco, e venceu 78% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 72% de aproveitamento da romena, que cometeu 10 duplas-faltas contra seis da espanhola.
A partida começou com a espanhol tentando se localizar em quadra e com a romena muito firme, em especial com forehand buscando as linhas, assim venceu seis games consecutivos no primeiro set com quebras nos 3º, 5º e 7º games.
Badosa foi encontrando ritmo para seu saque e melhorou rendimento já no primeiro set e confiante conquistou quebra no 3º game, abriu 3/1 e administrou forçando o set decisivo.
Nele, a espanhola conquistou quebra de zero no 3º game, mas trocou quebras com a romena até o 5º game, abriu 4/2 e foi administrando para fechar a partida em quebra.
Em busca de vaga na terceira rodada, Badosa encara a cabeça de chave dois do torneio a bielorrussa Aryna Sabalenka.
O retorno
O último jogo oficial de Halep foi sua derrota na estreia do US Open 2022 para a ucraniana Daria Singur. Naquela partida, Halep foi submetida ao teste antidoping e deu positivo para Roxadustat, uma substância proibida e que serve para o tratamento de pacientes renais crônicos.
Desde então, a tenista permaneceu suspensa provisoriamente até seu julgamento, em setembro de 2023. Ali, no julgamento da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) no cumprimento do Programa Antidoping do Tênis, Halep foi condenada a 4 anos de suspensão. A tenista então recorreu à última instância da justiça esportiva global, a Corte Arbitral do Esporte (CAS), que no início deste mês acolheu o argumento da tenista de que foi vítima de contaminação cruzada e diminuiu sua pena para 9 meses por negligência.
Dada a decisão do CAS, o diretor do Miami Open, o ex-tenista James Black, enviou um convite para a romena jogar na Flórida. Halep, então, pediu uns dias para pensar e aceitou e pôde voltar às quadras nesta terça-feira.