Aleksandar Vukic, número 59 do mundo, será o primeiro rival de Novak Djokovic no Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, na noite deste sábado, em torno das 19h de Brasília.
O australiano chega confiante para o duelo. Djokovic não joga o torneio desde 2019: “Ele é definitivamente meu maior ídolo e venho de herança sérvia e montenegrina, o que acho que ele também tem. Então, minha educação foi apoiar ele e os australianos”, disse Vukic em bate-papo com o site da ATP. “Admiro o que ele fez. E acho que ele fez coisas sensacionais para o esporte dentro e fora da quadra.”
O jovem de 27 anos, que jogou tênis universitário na Universidade de Illinois, admitiu que estava “um pouco nervoso” para abordar Djokovic e falar com ele mais do que apenas dizer um rápido olá. Eles nunca treinaram juntos.
“Isso estava na minha lista de desejos. Mas acho que isso será melhor.”
Muito antes de Djokovic se tornar Djokovic, Vukic e sua família assistiam ao sérvio competir. Mas algo estranho aconteceu na noite de quinta-feira, depois que ele derrotou Shintaro Mochizuki no primeiro round em Indian Wells. Ele se viu no YouTube assistindo a um clipe do treinamento de Djokovic com Daniil Medvedev antes do torneio.
“Foi provavelmente a primeira vez que tentei analisar o jogo dele porque é alguém com quem estou jogando. Foi muito estranho. Normalmente estou apenas admirando de certa forma. Então é um pouco mais sobre, ‘Ok, como posso explicar isso? Onde ele vai nos grandes pontos? O que ele está fazendo?’ Fazer tudo isso é estranho. Mas acho que é um desafio para qualquer atleta pisar na quadra e não jogar para jogar, e jogar [para vencer] o jogo.”
Será o primeiro confronto da dupla, mas Vukic já tem o maior respeito pelo seu adversário.
“Acho que há muito poucas lacunas em seu jogo, mesmo olhando nos últimos 10 anos o quanto ele melhorou e minimizou suas fraquezas”, disse Vukic. “É extraordinário para alguém que ganhou Slams continuamente melhorar continuamente e se adaptar ao jogo. Então isso é uma loucura, [assim como] sua resiliência mental e sua capacidade de superar consistentemente essas situações muito difíceis. Vai ser um desafio muito bom, mas estou animado para ver o que está acontecendo, para ser honesto.”
Para quem vai assistir Vukic jogar pela primeira vez, ele teve um grande avanço em 2023, quando fez sua primeira final do ATP Tour em Atlanta, avançou para a terceira rodada do evento ATP Masters 1000 em Toronto como qualificador e quebrou o Top 50 do ranking PIF ATP.
Fora das quadras, o australiano gosta de pesquisar finanças, acompanhar a Premier League e jogar xadrez. Vukic assiste conteúdo relacionado ao xadrez no YouTube e gosta particularmente dos comentários de Daniel Naroditsky. Ele também joga xadrez online.
“Oh, agora estou fazendo bastante isso. Isso ressurgiu em minha vida”, disse Vukic. “Houve um período de seis meses em que não joguei. Mas agora estou sempre procurando maneiras de melhorar nisso também.”