Campeã da edição 2022 de Indian Wells, a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, teve uma grande estreia na chave do torneio ao frustrar e dominar a norte-americana Danielle Collins, 56ª, que está se despedindo do circuito profissional.
Jogando de maneira muito consistente e trabalhando bem a movimentação em quadra, Swiatek teve como parte de sua tática em quadra utilizar da força da adversária, que tentou o máximo que pode evitar que a polonesa entrasse em quadra para definição.
O jogo agressivo de Collins, com bolas rápidas e fundas, foi controlado pela cadência de jogadas de Swiatek, que se ancorou em bons saques e após 1h21 fechou o placar em 6/3 6/0 tendo convertido um ace a quatro de Collins, que cometeu sete duplas-faltas a duas e venceu apenas 50% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra um aproveitamento de 71% da polonesa.
Iga Swiatek, que ficou conhecida por vencer suas partidas entre 2022 e 2023 com 6/0, o chamado "pneu", chegou ao seu terceiro 6/0 do ano. Além de Collins, levaram 6/0 de Swiatek neste ano a bielorrussa Victoria Azarenka, nas quartas em Doha, e a alemã Angelique Kerber na estreia da United Cup. Curiosamente, estas duas últimas são ex-números 1 do mundo.
Para além das estatísticas e curiosidades, Swiatek segue em busca do bicampeonato em Indian Wells e aguarda pela vencedora do duelo entre a a tcheca Linda Noskova e a italiana Camila Giorgi.