Casper Ruud, número 11 do mundo, manteve seu retrospecto positivo contra Holger Rune, sétimo colocado, e se garantiu na decisão do ATP 500 de Acapulco, no México, evento no piso duro com premiação de US$ 2,2 milhões.
O norueugês marcou 3/6 6/3 6/4 após 2h24min e venceu o rival pela sexta vez em sete partidas. Ele atingie sua segunda final seguida após o vice-campeonato também no México, no ATP 250 de Los Cabos.
“Foi um começo difícil. Holger simplesmente saiu disparando com o forehand, com o backhand e eu não tive muito tempo para jogar meu jogo”, disse Ruud. “Fiquei frustrado em alguns momentos, principalmente no final do primeiro set, início do segundo. Eu realmente não senti que poderia jogar nenhum ponto como queria, então houve alguma frustração comigo mesmo, com minha caixa, porque não senti que estávamos fazendo a coisa certa.
Mas felizmente com uma pausa no segundo, mudou um pouco e no terceiro set ficou um pouco físico. Acho que talvez Holger parecesse estar lutando um pouco e começou a atirar ainda mais e em alguns jogos ele me quebrou, o que é frustrante.
Ruud, o ex-nº 2 do mundo, perdeu o saque duas vezes no terceiro set, mas conseguiu encontrar cada vez mais seu caminho nos jogos de serviço de Rune. O norueguês conquistou 53 por cento de seus pontos de retorno no primeiro serviço na decisão.
“Você meio que sabe que precisa tentar recuperar muitas bolas, fazê-lo correr, fazê-lo lutar por cada ponto e felizmente consegui”, disse Ruud. “Alguns erros não forçados surgiram sobre ele e saquei muito bem no último jogo para fechar.”
Seu rival na final será o atual campeão, o australiano Alex De Minaur, nono colocado, que passou pelo britânico Jack Draper por 6/3 2/6 4/0 e retirada: "Acho que esses são os tipos de situações mais difíceis de controlar como jogador, porque você está preso em duas mentes”, disse De Minaur. “Uma mente é, tudo bem, você pode ver seu oponente sofrendo. Então vamos tentar colocar a bola na quadra e fazê-lo errar. O que você realmente precisa fazer é jogar o mesmo estilo de tênis que o levou a esse estágio. Portanto, é extremamente difícil concentrar-se nessas situações e muitas vezes são estes jogos que podem complicar-se.”
De Minaur vai buscar seu oitavo título enquanto que Ruud tentará o 11º. Será o tira-teima. Eles se enfrentaram no NextGen Finals em 2019 com vitória do australiano e no challenger de Braga, em Portugal, com triunfo do nórdico. A decisão começa à Meia-Noite de domingo, no horário de Brasília.