Por Fabrizio Gallas - João Fonseca deu um passo atrás. Vai ficar nos challengers nas próximas semanas. Uma semana de treinamentos no Rio de Janeiro e depois Santiago e Assunção.
Leia Mais:
Fonseca não joga Indian Wells e Miami
Entre em nosso canal no Whatsapp
Informações do começo da semana indicavam que teria convites pro quali de Indian Wells e talvez até a chave de Miami, mas vai ficar nos torneios de médio porte.
Pelo menos é o que temos de atualização. O Rio Open deu uma projeção e um up de confiança enorme no menino, mas o ATP de Santiago trouxe a realidade que é preciso seguir trabalhando e evoluindo pouco a pouco, um passo de cada vez em todos os aspectos.
A questão de um calendário correto é fundamental . Antes do Rio Open, Fonseca tinha torneios M25, os antigos futures, para disputar na Argentina e no Nordeste como Recife, Feira de Santana e Maceió. Bastou uma vitória sobre o 36 do mundo para tudo mudar com foco nos challengers. Sta. Cruz de la Sierra seria a opção . Só que aí veio mais uma vitória na capital carioca, crescimento no ranking e tudo mais que vocês já viram. Grandes empresas e agências de marketing vêm assediando o atleta e, de acordo com informações, convites para os torneios americanos foram oferecidos. Ele também tomou esta semana a decisão de renunciar o tênis universitário americano. Algo que não foi simples.
Agora ele dá um passo para trás sobre seus próximos torneios, mas nada impede de mudar novamente. Muitas coisas acontecendo na carreira de uma jovem promessa que já está virando realidade. É preciso ciência de manter os pés no chão, seguir trabalhando e nada impede de que boas campanhas por aqui façam o brasileiro arriscar grandes eventos novamente até mesmo para Miami ou mais para abril/maio. Como disse anteriormente, é preciso ter calma e paciência.
Ele não vai sair ganhando tudo de uma hora pra outra. Como diz Bia Haddad, o tênis é uma maratona e não um sprint de 100 metros.