O jovem tcheco Jakub Mensik, 116º da ATP, está na final do ATP 250 de Doha, no Qatar, sua primeira em nível ATP da carreira, após superar o experiente ex-top 7 e atual 68º da ATP, o francês Gael Monfils. Mensik encara na final o russo Karen Khachanov.
Jogando de maneira surpreendente nas quadras de Doha, em que decidiu jogar fazendo uso de regra de acesso direto a um torneio no ano com ranking para Next Gen, Jakub Mensik venceu no torneio na sequência o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, o escocês Andy Muray e o russo Andrey Rublev, para então conquistar a vaga na final ao superar o francês Gael Monfils, 68º, após 1h57 com placar de 6/4 1/6 6/3.
Jogando sua primeira final em nível ATP, Jakub Mensik encara o experiente russo Karen Khachanov, 17º, que superou o australiano Alexei Popyrin, 46º, com placar de 7/6 (14-12) 6/2.
Mensik se torna o mais jovem desde Carlos Alcaraz em uma final de ATP aos 18 anos e cinco meses. O espanhol o fez com 18 anos e dois meses em Umag, na Croácia, em 2021. Ele e Khachanov nunca se enfrentaram no circuito profissional.