O Australian Open entrou, nesta segunda-feira, para a história com o maior número de jogos longos em cinco sets do tênis masculino. A competição teve até o agora, término das oitavas de final, 32 partidas de cinco sets.
O recorde anterior era o de 31 na edição de 1998 do evento que abre a série dos quatro maiores torneios da temporada.
O evento bateu outra marca. Com seis dois oito cabeças de chave nas quartas de final, é a primeira vez que obtém esse número somente com Taylor Fritz, 12º, e Hubert Hurkacz, 9º, como intrusos. Novak Djokovic, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Jannik Sinner, Andrey Rublev e Alexander Zverev são os seis pré0-classificados que seguem na briga pelo troféu em Melbourne Park.
Esta é apenas a quarta vez na Era Aberta, ou seja, desde 1969, quando o tênis se profissionalizou, que seis dos oito cabeças estão nas quartas de um Major. As demais sempre foram em Roland Garros em 1983, 1084 e 2012.
Outra marca pode ser quebrada no torneio caso os quatro principais favoritos avancem às semis. Desde 2013 que isso não ocorre, justo no Aberto da austrália que teve Djokovic, Federer, Murray e Ferrer. A última no geral foi em Paris em 2019.