Cumprindo tabela na disputa do ATP Finals de Turim, na Itália, o alemão Alexander Zverev, 8° da ATP, venceu o russo Andrey Rublev, 5°. Zverev viu o espanhol Carlos Alcaraz vencer o russo Daniil Medvedev e acabar com suas chances de classificação.
Bicampeão do torneio (2018 e 2021), Zverev chegou a sair perdendo no jogo, mas batalhou por 1h41 para fechar o placar em 6/4 6/4 tendo convertido 10 aces contra seis do russo, que cometeu nove erros não-forçados contra três do alemão, que disparou 25 bolas vencedoras contra 26 de Rublev, que deixa o torneio sem nenhuma vitória.
Último garantido na disputa do Finals, Zverev acordou nesta sexta-feira com condições de se classificar à semifinal do torneio e para isso contava com a derrota do espanhol Carlos Alcaraz diante do russo Daniil Medvedev e precisava vencer o Rublev. Entretanto, o espanhol venceu o russo em sets diretos e fez com que a última partida da fase de grupos fosse para cumprir tabela.
Ainda assim, os dois tenistas entraram em quadra motivados a vencer, seja pela premiação financeira em jogo, seja pelo pontos somados no evento. Rublev tinha ainda o motivador de não deixar o evento sem nenhuma vitória, saiu fazendo 2/0 no primeiro set, não sustentou e levou a devolução da quebra no 3° game e viu o alemão ir vencendo pontos em seus games de saque, até chegar a quebra no 9° game e sacar para a parcial.
No segundo set, a partida seguiu com os tenistas equilibrados e uma quebra crucial no 7° game para o alemão, o colocou em vantagem de 5/3 e ele administrou.
Com a vitória, Zverev iguala Alcaraz e Medvedev em número de vitórias, porém venceu um set a menos que o espanhol e perdeu um a mais que o russo.
Classificação Grupo Vermelho
Carlos Alcaraz (ESP) 2 vitórias; 1 derrota; 5 sets ganhos; 2 sets perdidos
Daniil Medvedev (RUS) 2 vitórias; 1 derrota; 4 sets ganhos; 2 sets perdidos
Alexander Zverev (ALE) 2 vitórias; 1 derrota; 4 sets ganhos; 3 sets perdidos
Andrey Rublev (RUS) 0 vitórias; 2 derrota2; 0 sets ganhos; 6 sets perdidos