Pouco depois de ser derrotado em sets diretos pelo russo Daniil Medvedev na segunda rodada da fase de grupos do ATP Finals, o alemão Alexander Zverev viu suas chances de classificação à semifinal diminuirem com a vitória de Carlos Alcaraz sobre o russo Andrey Rublev.
“Sinceramente, acho que joguei um pouco fora o primeiro set, especialmente com aquele voleio ruim de 4-1. Calculei mal a trajetória da bola e cometi um erro. No segundo set, porém, ambos sacamos bem, na verdade tive uma chance de 4-4. Tendo perdido o primeiro ponto no décimo game, perdendo por 4 a 5, acho que foi crucial para o destino da partida. No final o jogo seguiu o seu caminho ", começou analisando as suas chances e postura na partida.
O alemão foi questionado sobre as emoções que sentiu e externou ao longo da partida e comentou: “Jogos deste tipo incluem muitas emoções diferentes. A certa altura, até tentei acertar um grand-willy e acertei as bolas! (risos). Infelizmente, como mencionado, há muitas emoções em jogos como este. Agora há alguns cálculos a fazer, mas se Alcaraz vencer Medvedev irá às semifinais. Serei fã número 1 da Daniil na sexta. Sinceramente, pelo tênis que expressei, acho que merecia mais do que perder em dois sets, mas foi assim que aconteceu".
Bicampeão do torneio, Zverev comentou o fato de ter perdido partidas na fase de grupos nos anos em que venceu o torneio (2018) e 2021): “É verdade, se não me engano acho que nunca ganhei a segunda partida deste torneio. Em qualquer caso, penso que Medvedev está a jogar muito bem e tem boas hipóteses de vencer o Alcaraz, mesmo que eu só tenha de me concentrar em vencer o Rublev."