Em comunicado enviado pela equipe do número 1 do mundo juvenil, o carioca João Fonseca, o atleta explicou que ainda não tomou a decisão definitiva sobre disputar o circuito universitário (NCAA) nos Estados Unidos.
O jovem que está em Turim, na Itália, atuando como parceiro de treinamento dos oito melhores tenistas do ano, explicou que após a vitoriosa campanha no US Open, ele, os pais e seu treinador visitaram duas universidades nos Estados Unidos, após conversas com diversas delas, que buscaram o brasileiro para integrar suas equipes esportivas de tênis.
João escolheu a Universidade da Virginia (UVA), que fica na pequena cidade de Charllotesville. De acordo com o comunicado, a escolha tem a ver com a UVA "ser reconhecida academicamente" e possuir "um dos melhores programas do tênis universitário americano, sendo a 1 do ranking, tendo vencido 6 campeonatos da NCAA nos últimos 10 anos", destacou.
O comunicado ressalta que o plano da família, equipe e do tenista é que ele passe apenas um ano no circuito universitário para aprimorar-se técnica e fisicamente e que seu sonho segue sendo o circuito profissional, ao qual se dedicará integralmente até junho de 2024 - prazo no início das matrículas da universidade para o ano letivo 24/25.
De acordo com o comunicado, o tenista deixou esta informação clara à Universidade e tomará a decisão final apenas no meio da próxima temporada.