Em jogo atrasado pela chuva na última quinta-feira a suíça Belinda Bencic, 13ª da WTA, conquistou uma belíssima virada diante da tcheca Peytra Kvitova, 9ª, em um jogo marcado por sustos, lesões e ameaçadas de chuva.
Abrindo a programação do dia, sob um céu cheio de nuvens e pancadas de chuvas espalhadas por Montreal, Bencic precisou de 2h57 para fechar o placar em 6// (3-7) 6/3 6/1 tend convertido seis aces contra cinco de Kvitova, que cometeu cinco duplas-faltas a 13 da suíça, que venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 67% de aproveitamento de Kvitova.
Em um primeiro set duríssimo, definido após 1h12 de disputa, Kvitova abriu vantagem de 3/1 com quebra no 3º game, mas viu Bencic lutar e devolver no 6º game e equiparar a disputa com bons saques e pontos longos e empurrá-lo para o tiebeak. Ali, com duas mini-quebras em boas devoluções a tcheca saiu em vantagem.
O jogo seguiu sob constantes olhadas paa o céu. Bencic não se rendeu saiu quebrando a tcheca e salvou quatro breakpoints na sequência, no game mais longo da partida que teve sete igualdades e 9 minutos de disputa, abriu 3/0 e administrou para empatar o jogo fechando a parcial com quebra.
No início do set decisivo, Bencic sofreu uma torção no pé e foi socorrida pela adversária, que ajudou a lhe aplicar gelo.
Sportsmanship in the heat of battle 🙏
— Omnium Banque Nationale (@OBNmontreal) August 11, 2023
Petra Kvitova showing her class as Belinda Bencic rolls her ankle early in the third set#NBO23 pic.twitter.com/yjwUpnokD4
De volta ao jogo, Bencic confirmou a quebra e abriu 3/0. Kvitova começou a ter os movimentos encurtados e pediu atendimento fisioterápico para a região do adutor. A tenista sequer conseguia erguer a perna para a fisioterapeuta.
Petra Kvitova is being seen by the physio in the 3rd set against Belinda Bencic.
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) August 11, 2023
This doesn't look good. The physio asked if she can lift her right leg and she said no.
Hopefully she's alright 🙏🏻 pic.twitter.com/mO6PIl1TyJ
Na volta para o jogo, ela voltou a ser quebrada e viu a ival saca para o jogo.
Campeã do WTA 1000 do Canadá em 2015, quando foi realizado em Toronto, Bencic busca vaga na semifinal contra a algoz da bielorrussa Aryna Sabalenka, a russa Luidmilla Samsonova.
Bencic e Samsonova já se enfrentaram no circuito profissional quatro vezes e a russa venceu três destes duelos.