Embalado na grama londrina, o australiano Alex de Minaur, 18º da ATP, está na grande final do tradicional ATP 500 de Queen's, após dominar o dinamarquês Holger Rune, 6º, que até este torneio nuna havia vencido uma partida na grama em nível ATP.
Mais experiente que o jovem de 20 anos, Minaur se aproveitou para buscar se impor desde o primeiro game da partida e após 1h40 de duelo fechou o placar em 6/3 7/6 (7-2) tendo convertido o mesmo número de aces do dinamarquês, três, e disparado 23 bolas vencedoras
contra 15 de une, que cometeu 17 erros não-forçados contra nove do australiano.
Sétimo favoito, Minaur abriu quebrando o saque de une, fez 2/0 e administrou sem ser ameaçado, até fechar o primeiro set em nova quebra. Na segunda etapa, Rune conseguiu tenta pressionar e teve breakpoints nos 1º e 11º games, também precisou salvar e foçou o tiebreak, onde foi dominado pela devolução do australiano.
Minaur decide o torneio conta o espanhol Carlos Alcaraz, que venceu o norte-americano Sebastian Korda em 6/3 6/4.
Campeão do ATP 250 de Eastbourne em 2021, Minaur busca seu segundo título na grama da carreira e oitavo num geral. Se vencer em Queen's, o australiano erguerá seu segundo ATP 500 da carreira, o segundo no ano pois foi campeão em Acapulco em fevereiro .