A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou na manhã desta quinta-feira o espanhol Feliciano López como o mais novo diretor da fase de Grupos das Finais do torneio, que serão realizadas em duas etapas em setembro.
Após o rompimento com a empresa de marketing esportivo Kosmos, que pertence ao zagueiro espanhol Gerard Piqué, responsável pela remodelação da competição, a ITF está trabalhando paa manter o formato com a disputa de grupos em quatro sedes e as finais realizadas na cidade de Málaga, na Espanha, para manter os contratos com as cidades. Por esta razão, a escolha foi por Feliciano López, que também é o diretor geral do toneio misto WTA e Masters 1000 de Madri.
"Me tornar diretor de torneio é um grande privilégio e agradeço à ITF por me nomear. Tenho memórias muito especiais desta competição, por isso estou feliz por assumir uma nova função a nível organizacional", declarou o espanhol através de comunicado da ITF.
Como jogador Feliciano fez sua estreia na competição em 2003 e foi convocado para 19 disputas, vencendo 8 partidas em simples e 11 de duplas, e acabando derrotado em 9 jogos de simples e 14 nas duplas. Como parte do time espanhol, Feliciano conquistou 5 títulos (2004, 2008, 2009. 2011, e 2019) na competição. Sua vitória mais importante foi a vitóia nas duplas ao lado de Fernando Verdasco diante dos tchecos Tomas Berdych e Radek Stepanek na grande final em 2009. Àquela vitória nas duplas marcou o título da Espanha.
"Como atleta, representar o seu país é o auge da sua carreira. Sempre significou muito para mim, e você ainda pode ver o quanto significa para qualquer jogador que tenha participado desta competição ao longo dos anos. Como diretor do torneio, meu foco principal será aproveitar o recente sucesso da competição e torná-la o melhor evento possível para jogadores e torcedores de todo o mundo. Eu realmente quero começar", completou Feliciano.