Beatriz Haddad Maia não se cansa de fazer história no saibro de Paris. A brasileira conquistou uma linda virada nesta quarta-feira e derrubou e poderosa Ons Jabeur, número sete do mundo e ex-segunda do ranking, e se garantiu na semifinal de Roland Garros.
A paulistana derrotou a tunisiana vice-campeã de Wimbledon e do US Open por 2 sets a 1 de virada com parciais de 3/6 7/6 (7/5) 6/1 após 2h29min de duração na quadra central Philippe Chatrier.
A brasileira derrota a rival pela primeira vez em três jogos onde nunca havia vencido um set sequer e tinha levado um pneu recentemente em Stuttgart, na Alemanha.
Bia Maia se torna a primeira brasileira na semi do Aberto da França desde Maria Esther Bueno em 1966 e contabilizando os homens é a primeira brasileira na semi do torneio e de qualquer Grand Slam desde Gustavo Kuerten quando foi campeão em 2001. A última mulher semifinalista em Slams foi Maria Esther Bueno em 1968 no US Open.
Ela tentará seguir fazendo história nesta quinta-feira quando enfrenta a bicampeã do torneio em 2020 e 2022 e número 1 do mundo, Iga Swiatek. Será o segundo jogo entre elas. Bia a derrotou ano passado em Toronto, no Canadá.
O jogo
O jogo começou com uma série de quebras, foram quatro seguidas até Jabeur abrir 5 a 3 e fechar por 6/3 em 46 minutos em set com 14 erros da brasileira e apenas seis bolas vencedoras.
O saque passou a entrar no segundo set, ela foi ganhando confiança, confirmando. Teve set-point no final, a rival salvou, mas no tie-break a brasileira foi valente, foi pras bolas e fechou com um winner de forehand na paralela para delírio do público.
No terceiro set a confiança era alta e o serviço da tunisiana foi anulado. Bia quebrou duas vezes dominando os pontos da base. Abriu 3 a 0, permitiu que Ons devolvesse uma delas, após longo game tornou a quebrar para fazer 4 a 1 . O sexto game foi o mais duro e após salvar vários breaks e com doze minutos ela confirmou . Jabeur perdeu as esperanças e a brasileira fechou o jogo.