Tenistas e ex-tenistas se pronunciaram nas redes sociais criticando duramente a dupla da espanhola Sara Sorribes e da tcheca Marie Bouzkova pela atitude delas forçando a desclassificação das rivais Miyu Kato e Aldila Sutjiad.
As duas alertaram aos árbitros para desclassificarem as rivais após a bolada de Kato na boleira. Foram quinze minutos até que o supervisor desclassificasse as rivais. Bouzkova e Sorribes foram pegas rindo em dado momento até a decisão final.
"Quando você reclama a desclassificação da equipe adversária sem nem ter visto a bola lançada…. Atrevo-me a esperar que eles tenham um pouco de dificuldade para adormecer de qualquer maneira. Quanto à decisão em si... arbitragem em tudo o que há de mais estúpido", disse o ex-top 10, Gilles Simon.
Alize Cornet apoiou as jogadoras desclassificadas: "Decisão insana. Lamento por vocês e muitos atletas estão a favor de vocês exceto Maria e Sara obviamente", disse Alize Cornet.
O brasileiro Bruno Soares também comentou: "Cabeça erguida Miyu, incidente infeliz, decisão terrível dos árbitros e pior ainda dos seus oponentes", disse o brasileiro.
Head high Miyu, unfortunate incident, awful call from the referees and even worse from your opponents.
— Bruno Soares (@BrunoSoares82) June 4, 2023