O alemão Jan Lennard Struff, 65º da ATP, surpreendeu o grego Stefanos Tsitsipas, quinto, e está na semifinal do Masters de Madri, na Espanha, onde encara o não menos surpreendente Aslan Karatsev, 124º, que veio do qualificatório.
Apostando em uam tática de forçar o saque e evitar muitas trocas de bolas, Struff apresentou mais consistência durante a 2h32 de partida e fechou o placar em 7/6 (7-5) 5/7 6/3 tendo disparado 14 aces a 11 e cometido três duplas-faltas a uma do grego, que venceu 83% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 77% de apoveitamento do alemão.
Em um primeiro set muito equilibrado, Tsitsipas teve duas chances de quebra desperdiçadas no 4º game e um setpoint salvo pelo alemão no 10º game. Assim, a disputa foi para o tiebreak, onde menos errático o alemão levou a melhor.
O equilíbrio do jogo seguiu na segunda etapa e uma quebra para o grego, na única chance que teve no 11º game da parcial empatou a disputa, No teceio set, Struff salvou dois beakpoints no 3º game, conquistou quebra na sequência, abriu 4/1 e administrou.
Em busca de uma final inédita na carreira, Struff encara o russo Aslan Karatsev.