O espanhol Pablo Andújar, ex-top 32 e atual 323º, iniciou sua última gira no circuito profissional de tênis com uma derrota na pimeira rodada do ATP 500 de Barcelona para o argentino Tomas Martin Etcheverry, 59º, e protagonizou uma emocionada despedida.
Aos 37 anos e com um histórico de lesões no cotovelo e três cirurgias, Andújar encarou uma batalha de 2h conta Etcheverry, mas acabou derrotado com placar de 6/2 7/5.
O argentino encara na sequência do torneio o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.
Convidado da organização do torneio de Barcelona, Andújar se despediu do mais tradicional torneio jogado no país na quadra principal do lendário clube catalão, a Rafael Nadal, e com presença grande do público.
No cumprimento à rede, Etcheverry prestou suas homenagens ao tenista que ao longo de 20 anos de circuito profissional ergue 4 títulos em nível ATP (Casablanca 2011 e 2012, Gstaad 2014 e Marrakech 2018), além de 11 títulos em nível Challenger.
Respect 👊@tometcheverry posts 6-2, 7-5 to halt @AndujarPablo's final shot at @bcnopenbs #BCNOpenBS pic.twitter.com/W33tMa3P0T
— ATP Tour (@atptour) April 17, 2023
Sua principal vitória da carreira, em termos de ranking do adversário, foi uma virada pela estreia de Roland Garros 2021 contra o austríaco Dominic Thiem, então 4º do mundo. Ao todo foram 6 vitórias sobre tenistas no top 10 em 32 confrontos.
Também em 2021, Pablo Andújar enfrentou o suíço Roger Federer, então 8º do mundo, pela chave do ATP de Genebra e venceu o suíço, a quem sempre classificou como "um dos maiores da história".
Contra números 1, Andújar jogou apenas três vezes, perdeu todas. Porém, no Rio Open de 2014 protagonizou uma batalha épica contra o compatriota Rafael Nadal na semifinal do Rio Open, onde chegou a ter dois match-points e perdeu no tiebreak do terceiro set em 12-10.
Ainda em quadas brasileiras, Andújar foi vice-campeão do Brasil Open realizado na Costa do Sauípe em 2011 e no Rio Open em 2015.
"Da minha carreira fico com a mancha das lesões. Em 2015 fiz um bom ano, me lesionei e logo segui por 3 anos muitoo difíceis. Tento aprende com isso. Não se pode controlar tudo, mas sempre você pensa o que poderia ter acontecido. Ainda estou muito feliz com todo o esforço que fiz", declarou ele em entrevista coletiva.
All the emotions ❤️
— Tennis TV (@TennisTV) April 17, 2023
Gracias, @AndujarPablo 🙏#BCNOpenBS pic.twitter.com/AwbLMWK6oU
Em Barcelona, Andújar não segurou a emoção e chorou ao falar em entrevista em quada ao ex-top 5 Tommy Robredo, que também se emocionou. Andúja deixou a quadra em Barcelona acompanhado dos três filhos.
Enhorabuena por tu gran carrera @AndujarPablo 👏@atptour | @ATPTour_ES | #BCNOpenBS pic.twitter.com/jPkoXIY9bh
— Barcelona Open Banc Sabadell (@bcnopenbs) April 17, 2023