Duas semanas após surpreender Roger Federer no ATP 250 de Genebra, o espanhol Pablo Andújar, 68º da ATP, voltou a surpreender e bateu o duas vezes vice-campeão de Roland Garros Dominic Thiem, quarto da ATP, na estreia do torneio.
Aos 35 anos, Pablo Andújar precisou acreditar e comprar uma batalha de 4h28 para alcançar a primeira vitória de virada estando dois sets abaixo de sua carreira, com placar de 4/6 5/7 6/3 6/4 6/4 diante de um Dominic Thiem, sem problemas físicos aparentes.
Em todo o jogo o espanhol converteu quatro aces, o mesmo número do rival, que cometeu sete duplas-faltas contra oito do espanhol, que disparou 46 bolas vencedoras contra 66 do austríaco, que cometeu 61 erros não-forçados contra 47 de Andujar.
Em entrevista em quadra, o espanhol afirmou estar 'surpreso' com a própria performance, mas ressaltou o fato de ter acreditado na vitória. "Eu também soube sofrer, fazer meu jogo, manter-me centrado e lutar", pontuou ele que nunca havia vencido um top 4 na carreira.
Questionado sobre a grande vitória como presente para sua carreira, o espanhol mostrou-se com outra visão: "Jogar esse jogo, numa quadra como a Philippe Chartrier, contra um jogador como Dominic, já é um presente. Há duas semanas eu venci Roger Federer, aquela talvez foi a vitória mais importante da minha carreira, quase que um presente de Papai Noel" disse rindo e seguiu: "Mas é importante que eu acreditei e lutei. Tive dificuldade nos primeiros sets, havia um pouco de vento, mas busquei.
Andújar encara na próxima rodada o vencedor do duelo entre o moldávio Radu Abolt e o argentino Federico Delbonis.