No primeiro duelo da segunda semifinal do Grupo Mundial da Copa Davis, o italiano Lorenzo Sonego, 45º da ATP, superou o canadense Denis Shapovalov, 18º, em batalha de 3h15 e colocou a Itália à frente na disputa pela final diante da Austrália.
Em uma disputa emocionante, Sonego e Shapovalov batalharam por 3h15 e o italiano levou a melhor com placar de 7/6 (7-4) 6/7 (5-7) 6/4 tendo convertido sete aces contra cinco do canadense, que cometeu 32 erros não-forçados contra 22 do italiano, que disparou 33 bolas vencedoras contra 40 de Shapovalov.
A partida começou com Sonego sofrendo a quebra de saque, mas devolveu a quebra no 4º game igualou o placar e a disputa seguiu equilibrada, sem os tenistas terem breakpoints. Assim, a primeira parcial foi definida no tiebreak. No segundo set, o equilíbrio se manteve e o italiano salvou os únicos 5 breakpoints da parcial, disputados no 10º game, mas ainda assim perdeu o set.
O jogo seguiu intenso, disputado e acabou definido em quebra única no 10º game após saque tático de Shapovalov.
Na sequência da disputa, o jovem Lorenzo Musetti encara Felix Auger Aliassime para garantir a Itália na grande final da Copa Davis.