O russo Daniil Medvedev, quinto do mundo, lamentou sua derrota nesta segunda-feira na estreia do ATP World Finals diante do compatriota Andrey Rublev, sétimo colocado, por 6/7 (9/7) 6/3 7/6 (9/7).
“Tivemos outras grandes partidas no passado, talvez não tenham sido tão apertadas no último set, mas já nos encontramos uma vez no US Open e jogamos dois tiebreaks. Lembro-me de ter vencido por 6 a 2 no desempate, então tivemos alguns confrontos acirrados. Estou obviamente muito desapontado por ter perdido, mas muito feliz com a forma como a partida foi, no geral. Estou muito ansioso pelos próximos jogos, quero tentar vencê-los e passar da fase de grupos”., disse.
“Realmente, eu não acho que nada teria mudado. Como a quadra é tão rápida, talvez eu pudesse ter servido melhor às vezes, embora isso sempre seja um pouco enganador. Eu já saquei bastante bem, se você fizer um 'ace' no tiebreak e seu rival não tocar na bola, é sempre melhor do que o saque que fiz com 7-7, onde ele conseguiu subtrair. Mas é assim que as coisas são, tudo isso faz parte do tênis, mas é claro que eu gostaria de ter jogado melhor em alguns momentos, o problema é que eu não tinha muita confiança antes da partida. Mais um dia, acho que estava bem mentalmente, tive uma boa atitude, então agora estou ansioso pelos próximos dois jogos, quero construir minha confiança novamente.”
Medvedev comentou a polêmica da Rússia ainda estar de fora de competições como a Copa Davis e United Cup: "Dependendo do que falamos, me incomoda mais ou menos, algumas coisas ainda são muito importantes e precisam ser abordadas, claro. Depois, há outros que são menos importantes. Se falarmos da Copa Davis ou da United Cup, que não podemos jogar, a verdade é que eu esperava outra decisão. Se falarmos de Wimbledon, acho que tudo poderia ter sido diferente. Mais uma vez, meu estilo de vida é que tenho que me cuidar diariamente, tenho que me concentrar nas minhas coisas, continuar sendo tenista. Quero treinar bem, tentar ganhar partidas e lutar para ganhar torneios. Hoje estou decepcionado por não ter alcançado meu objetivo, mas acho que a vida já é dura o suficiente mesmo com tudo isso, então você tem que se cuidar.”
“Todos nós queremos vencer, então prefiro não revelar meus segredos para não ficar mais vulnerável, há outros companheiros que nunca falam sobre essas coisas. Mas vou te dizer que há jogos em que você se sente intocável, você sabe que tudo que você faz vai dar certo, mas hoje não foi um deles. O que eu poderia ter feito melhor? Alguns pontos no tiebreak foram loucos, talvez se eu acertasse um cruzamento de direita em vez de um abaixo da linha eu teria conseguido o ponto mais fácil, não sei. Olhando para trás, sei que fizemos alguns ótimos pontos, espero que isso me faça jogar melhor nos próximos jogos."