Semanas após as divulgações por parte da imprensa britânica de que as associações dos tenistas profissionais (ATP e WTA) planejavam lançar um torneio em conjunto para a abertura da temporada 2023, a United Cup foi confirmada.
O torneio que terá formato de disputa mista, com homens e mulheres representando 18 nações diferentes e com disputa em fase de grupos, semifinais e final.
A classificação dos países levará três critérios de classificação: 6 países serão garantidos por pela número 1 no ranking feminino; outros 6 países garantidos por seus números 1 no ranking masculino e 6 países com a combinação de ranking entre os números 1 no feminino e masculino.
A exemplo da ATP Cup, o torneio será disputado em mais de uma cidade sede, sendo elas Sidney, Brisbane e Perth. Cada sede receberá uma disputa de grupos, que terá 6 países. Ao fim de cada etapa, cada cidade terá um "campeão", que automaticamente está classificado às semifinais. O último garantido entre os semifinalistas será o país 'não-campeão' de grupos com a melhor campanha entre todos os outros.
Os jogos será disputados entre 29 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023.
Welcome to UNITED CUP 🏆
— United Cup (@UnitedCupTennis) October 27, 2022
🎾 New international ATP and WTA team tennis event
🌏 Top 18 countries competing across Sydney, Brisbane and Perth
📆 29 DEC 2022 – 8 JAN 2023
🤝 @TennisAustralia x @atptour x @WTA
The global tennis season is launching with us! #UnitedCup pic.twitter.com/zcfQV6pBN5