O tenista belga David Goffin, número 66 do mundo e ex-top 10, surpreendeu, nesta terça-feira, o espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking, na estreia do ATP 500 de Astana, na Cazaquistão, evento no piso duro com premiação perto de US$ 2 milhões.
Goffin superou o campeão do US Open por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/3 após 1h46min. O tenista havia entrado na chave principal como lucky-loser e emplaca sua maior vitória na temporada enquanto que Alcaraz estreou em um torneio oficial da ATP como número 1.
Esta é a terceira vitória em onze jogos de Goffin sobre líderes do ranking: "Eu sempre acredito que tenho o nível para causar alguns problemas contra esses caras", disse Goffin. "Claro que não foi o meu melhor período, não tenho jogado muito bem nos últimos torneios, mas sempre acredito e treino e nunca se sabe. Quando você joga contra o número 1 do mundo em um grande palco, grande torcida, o fogo interno lhe dá tanto poder para jogar seu melhor tênis porque você não tem escolha. Você tem que lutar e dar o seu melhor e isso foi o caso hoje. Eu sempre acreditei que tinha e estou feliz que você ainda pode estar lá."
Goffin encara o francês Adrian Mannarino, 51º, nas oitavas de final.
Outro favorito, o grego Stefanos Tsitsipas, estreou com vitória. Atual sexto do mundo ele marcou 6/3 6/4 sobre o convidado local Mikhail Kukushkin, 221º colocado, e encara o qualifier italiano Luca Nardi, 152º.