O austríaco Dominic Thiem, ex-top 3 e atual 274º, está na semifinal do ATP 250 de Gastaad, na Suíça, após bater o peruano Juan Pablo Varillas, 115º, e faz sua primeira semifinal desde o Masters de Madri em 2021.
Campeão em Gstaad em 2015, Thiem jogou sua segunda quartas de final consecutiva depois de um início de temporada tardio, em março, e com uma sequência de 7 derrotas consecutivas.
Tentando enterrar os resultados ruins, Thiem encarou 1h47 para fechar o placar diante de Varillas em 6/4 6/3 tendo convertido o mesmo número de aces do rival, quatro, o mesmo número de duplas-faltas, quatro, e vencido 78% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 60% de aproveitamento do peruano.
A partida foi marcada por pontos típicos do saibro, longos e com trocas intensas da linha de base, Thiem saiu em vantagem ao quebrar o saque de Varillas buscando as paralelas no 3º game, assim, abriu 3/1 e seguiu tentando pressionar o adversário. Com nova quebra, desta vez após uma sequência de erros do peruano, incluindo uma dupla-falta, Thiem abriu 5/2, mas foi quebrado sacando para o primeiro set e precisou manter-se firme para fechar.
Mais solto em quadra com o set de vantagem, Thiem arriscou ainda mais trocas de direções da bola e assim abriu 5/1 com quebras nos 1º e 5º games. Sacando para o jogo, voltou a trabalhar com segundo serviço foi quebrado no 8º game, mas pressionou e rompeu o serviço do adversário.
Em busca de sua primeira final em nível ATP desde o ATP Finals 2020 (novembro), Thiem aguarda pelo vencedor do duelo entre o italiano Matteo Berrettini e o espanhol Pedro martínez.
Fast out the blocks! 🏃♂️@domithiem #SwissOpenGstaad pic.twitter.com/1jciG8Dzb5
— Tennis TV (@TennisTV) July 22, 2022