O treinador do jovem espanhol Carlos Alcaraz, o ex-número 1 Juan Carlos Ferrero comentou o título do pupilo em Barcelona, após encarar rodada dupla, salvar dois match-points na semifinal e permanecer por um total de 4h50 em quadra.
"Foi um torneio com bom tênis, regular e pouca de inconsistência. A virtude de Carlos é que às vezes jogando mal compete de qualquer maneira", declarou o ex-numero 1 à TeleDeporte.
"(Barcelona) foi um torneio muito difícil e é muito bom para os espanhóis vencer aqui porque há muita história", declarou ele que foi campeão em Barcelona em 2001 e vice em 2005.
"Não são muitas as situações em que dois jogos são disputados no mesmo dia e esta manhã tivemos uma partida muito tensa, com muito de nervos. Nas finais você sempre ganha um gás extra e acho que ele mostrou isso. Não foi fácil jogar contra Pablo (Carreño Busta), mas ele superou tudo, encontrou forças onde não tinha para ir à final. O cansaço era uma coisa mental, mas ele colocou muita vontade e acho que conseguiu", finalizou.