Aos 21 anos, a russa Anastasia Potapova, 122ª da WTA, furou o torneio qualificatório e sagrou-se a campeã do WTA de Istambul, na Turquia, ao superar a compatriota Veronika Kudermetova, 29ª. Este é o 1º título WTA da carreira da russa.
Embalada, Potapova encarou 1h24 para fechar o placar em 6/3 6/1 tendo convertido um ace contra dois de Kudermetova, que cometeu quatro duplas-faltas contra uma de Potapova, que venceu 53% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 43% de aproveitamento de Kudermetova.
Em um jogo nervoso, Potapova foi quebrada já no 3º game, viu a compatriota abrir 3/1 e precisou correr atrás do placar para vencer cinco games em sequência, com quebras nos 6º e 8º games e fechou a primeira parcial.
Melhor em seus game de saque, Potapova abriu 3/0 com duas quebras, viu a rival devolver uma delas no 4º game, mas não vencer nenhum game de saque e acabar derrotada.
Istambul é o 1ª título em nível WTA de simples da carreira de Potapova, que se tornou a 17ª tenista a debutar em títulos este ano.
Esta foi a primeira final no tênis de elite disputado com duas tenistas sem a presença de uma bandeira nacional. Em razão da guerra na Ucrânia, após a invasão por parte da Rússia em 24 de fevereiro deste ano, ficou definido por WTA, ATP e ITF que nenhum tenista russo ou bielorrusso jogaria com sua bandeira nacional.