O espanhol Pablo Carreño Busta, 19º da ATP, salvou três match-points e virou contra o norueguês Casper Ruud, sétimo e cabeça de chave 2, para se garantir na semifinal do ATP 500 de Barcelona, onde encara o argentino Diego Schwartzman.
Em dia de rodada dupla, Carreño entrou em quadra vindo de uma batalha de 2h42 contra o italiano Lorenzo Sonego, enquanto Ruud teve uma vitória tranquila sobre o finlandês Emil Ruusuvuori em 1h16 de partida.
Após pouco mais de 3h de descanso, Carreño e Ruud encararam 3h03 de partida, vencida pelo espanhol com placar de 4/6 7/6 (10-8) 6/3 tendo convertido um ace contra nove do norueguês, que cometeu quatro duplas-faltas contra duas do espanhol, que venceu 64% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 73% de aproveitamento de Ruud.
Empurrado pela torcida, Carreño manteve seu estilo de jogo de brigar muito em todos os pontos e sacando para se manter no jogo, no 10º game do segundo set sem quebras, salvou três chances de quebra de Ruud, que eram match-points, forçou a ida ao tiebreak e forçou o set decisivo.
Ali, Ruud abriu 2/1 com quebra no 3º game, mas viu Carreño virar para 5/2 com quebras no 4º e 6º games e administrar.
Na semifinal, Carreño busca final inédita em Barcelona e encara na semifinal o argentino Diego Schwartzman, 15º, que venceu o canadense Felix Auger Aliassime, 9º, de virada em 3/6 6/2 6/3.
Carreño e Schwartzman se enfrentaram 3 vezes no circuito profissional e o espanhol levou a melhor em duas oportunidades.