A polonesa Iga Swiatek, atual vice-líder do ranking, segue colecionando vitórias no circuito da WTA e, nesta quinta-feira, garantiu passagem para a decisão do WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos, evento sobre o piso duro.
Swiatek passou pela americana Jessica Pegula, 16ª favorita, por 6/2 7/5 após 1h48min de duração no último jogo do dia na quadra central do Hard Rock Stadium.
Esta é a 16ª vitória seguida da polonesa que será a número 1 do mundo na próxima segunda-feira. Ela vem de títulos em dois WTA 1000 em Doha, no Qatar, e Indian Wells, nos EUA, e vai em busca do terceiro caneco no próximo sábado contra a japonesa Naomi Osaka, 77ª e ex-líder, que passou pela suíça Belinda Bencic de virada por 4/6 6/3 6/4.
Na partida da noite desta quinta, Pegula colocou 3 a 1, foi quebrada, depois 4 a 2, mas foi quebrada duas vezes e Swiatek teve dois match-points, mas foi quebrada após longo game. Todavia, a polonesa quebrou novamente com winner e não titubeou no serviço fechando por 7/5.
Iga se torna a primeira desde Victoria Azarenka a alcançar as finais em Indian Wells e Miami. Ela busca repetir o feito da bielorrussa que venceu os dois eventos. O feito foi obtido em 2016.