Alexander Zverev, número três do mundo, confirmou o favoritismo na noite deste sábado e classificou a Alemanha para as finais da Copa Davis em setembro eliminado as chances do Brasil na maior competição de nações do mundo.
Zverev marcou 6/1 7/5 sobre Thiago Monteiro, 114º e primeiro do Brasil, após 1h36min de duração dando números finais por 3 a 1 no confronto realizado no saibro do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
A Alemanha começou o dia com vitória nas duplas com Kevin Krawietz e Tim Puetz sobre Felipe Meligeni e Bruno Soares por 4/6 7/6 (7/4) 6/4.
O Brasil terá que jogar a repescagem no fim do ano para voltar aos Qualifiers em 2023 e os alemães disputam as finais em setembro.
A Alemanha se vinga da derrota em 1992 na Barra da Tijuca sobre o Brasil por 3 a 1.
O jogo
Monteiro não fez um bom papel no primeiro set tomando duas quebras e caindo por 6/1 em 38 minutos. No segundo, o cearense subiu o nível no saque e foi mantendo o jogo igualado. Teve um break-point que foi set-point no 5/4 na devolução, só que Zverev se safou, confirmou e na sequência aproveitou erro do brasileiro para quebrar. Ele não vacilou e fechou em seu serviço.