Com uma grande atuação, Thiago Monteiro, 114º colocado, empolgou a torcida na noite desta sexta-feira e deu o empate ao Brasil no confronto diante da Alemanha na Copa Davis em 1 a 1 no Rio de Janeiro.
O cearense derrotou o alemão Jan-Lenard Struff, 60º colocado e número dois alemão no confronto, marcando 6/3 1/6 6/3 após 1h46min de duração. Com o triunfo de Alexander Zverev por 6/4 6/2 sobre Thiago Wild, o confronto está empatado só será decidido nos jogos de simples deste sábado.
O segundo dia do duelo começa às 14h com Bruno Soares ao lado de Felipe Meligeni pela primeira vez contra Tim Puetz e Kevin Krawietz, em seguida tem Monteiro x Zverev podendo decidir a vitória para uma das equipes. Wild fecha contra Struff.
Os times buscam vaga nas finais da Copa Davis a partir de setembro.
O jogo
Após a derrota de Wild, Monteiro entrou pressionado contra Struff, mas parece não ter sentido. Sacando bem e usando bem a torcida na quadra de saibro do Parque Olímpico, ele abriu uma quebra, fez 5/2 e comandou bem para fechar por 6/3 empolgando as cerca de seis mil pessoas.
No segundo set o brasileiro sofreu um apagão, foi dominado pelo forte saque, os aces e direita do germânico e tomou duas quebras.
Uma ida ao vestiário no intervalo ao terceiro set com o capitão Jaime Oncins mudou o panorama. Monteiro voltou mais ligado, firme, sacando bem, abriu uma quebra logo de cara com forehand no contra-pé, fez 3 a 0 e não deu oportunidades ao rival. Ele se ajoelhou e vibrou muito.
A vitória é a oitava em 16 jogos de Thiago em Copa Davis e sua maior na competição por equipes.