A estoniana Anett Kontaveit, sétima da WTA, segue como a jogadora que mais venceu na temporada 2022 e se garantiu na grande final do WTA de Doha, no Qatar, ao parar as 9 vitórias consecutivas da letã Jelena Ostapenko, 13ª. Kontaveit acumula 13 vitórias no ano.
Em seu segundo encontro com Ostapenko na temporada, Kontaveit repetiu a sólida performance na linha de base, enfrentou a pancadaria proposta por Ostapenko, devolveu de maneira mais agressiva e após 1h09 de partida fechou o placar em 6/1 6/4, tendo inclusive vencido oito games em sequência entre o primeiro e segundo sets.
Com a tática clara, Kontaveit tentou pressionar desde o primeiro game, abriu 5/1 na partida com quebras nos 4º e 6º games e administrou. Na segunda etapa, a estoniana saiu quebrando o saque de Ostapenko, abriu 3/0 com nova quebra e viu a rival reagir, devolver a quebra no 4º game, mas parar por aí.
Campeã do WTA de São Petersburgo há duas semanas, Kontaveit aguarda pela vencedor do duelo entre a polonesa Iga Swiatek e a grega Maria Sakkari.
Esta será a quinta final disputada por Kontaveit nos últimos 7 torneios que disputou.