Vindo do torneio qualificatório, o russo Roman Safiullin, 163º da ATP, está vivendo sua semana de sonho no piso rápido do ATP 250 de Marselha, na França, e alcançou a primeira vitória de sua carreira sobre um top 10 ao bater Stefanos Tsitsipas.
Principal favorito ao torneio, o grego Stefanos Tsitsipas, quarto da ATP, batalhou por 1h36, chegou a sofrer uma queda esquisita em quadra, mas parou na consistência de Safiullin com placar de 6/4 6/4. Safiullin disparou sete aces contra 11 do grego, que cometeu o mesmo número de duplas faltas do rival, duas, e venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 89% de aproveitamento do russo.
Embalado, Safiullin entrou firme no primeiro set, salvou bem breakpoint no quarto game, pressionou e conquistou quebra no 5º, abriu 4/2 e administrou. No segundo set, Safiullin pressionou o grego num game de 8 minutos, forçou o rival a salvar cinco breakpoints, mas converteu a quebra no 3º games, abriu 3/1 e administrou. Tsitsipas tentou, buscou se defender e sofreu uma queda feia (vídeo abaixo), mas que não o machucou no 3º game da segunda etapa, se manteve no jogo, mas pouco pode pressionar.
Oh dear
— Oleg S. (@AnnaK_4ever) February 18, 2022
🎥@OkkoSport pic.twitter.com/BkSmlqweWk
Safiullin encara na semifinal o vencedor do duelo entre o canadense Felix Auger Aliassime e o bielorrusso Ilya Ivashka.