Na atualização do ranking da ATP desta segunda-feira, o escocês Andy Murray, ex-número 1 do mundo, voltou a figurar entre os 90 melhores tenistas do mundo. Surpresa na chave de Roterdã, o jovem tcheco Jiri Lehecka faz sua estreia no top 100.
Murray somou pontos importantes com a campanha de oitavas de final no ATP 500 de Roterdã, na Holanda, onde foi derrotado pelo canadense Felix Auger Aliassime, ganhou oito posições e figura agora como 87º do mundo.
Esta é a primeira vez desde 28 de maio de 2018 que Murray está entre os 90 melhores do mundo. Naquela ocasião, Murray era o 47º e sem competir caiu na semana seguinte para 150º com descarte dos pontos. Naquele mesmo ano, Murray chegou a ser 836º e desde então tem buscado superar as lesões e subir no ranking.
Quem também conquistou uma grande feito na semana passada foi o jovem tcheco Jiri Lehecka, de apenas 20 anos. O tenista furou o qualificatório em Roterdã e chegou à semifinal, onde foi derrotado pelo grego Stefanos Tsitsipas e com a campanha subiu nada menos de 42 posições e é agora o 95º do mundo.
Campões somam pontos importantes
Os campeões da semana passada somaram pontos importantes, bem como os vice-campeões dos torneios.
Campeão em Roterdã, Aliassime somou os 500 pontos de seu primeiro título em nível ATP, manteve a nona colocação no ranking e se distanciou do 10º colocado, o italiano Jannik Sinner. Tsitsipas, vice na Holanda, também somou pontos importantes para a aproximação do 3º colocado, o alemão Alexander Zverev. A diferença entre eles é de 510 pontos.
Bicampeão em Buenos Aires, o norueguês Casper Ruud consegue defender os pontos do título em 2021 e segue como 8º do mundo. O vice-campeão do torneio portenho, o local Diego Schwartzman, somou pontos que o fizeram ganhar uma colocação e figurar como 14].
Campeão do ATP de Dallas o americano Reily Opelka ganhou 3 posições e é o 20º, ficando a uma posição de seu melhor ranking da carreira. O vice em Dallas, o também americano Jenson Brooksby ganhou nove colocações e aos 21 anos é o 45º do mundo, seu melhor ranking da carreira.