X

Baiano Victor Rocha fura o quali em Salvador e tenta 1ºs pontos no ranking

Domingo, 31 de outubro 2021 às 22:20:13 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Com apenas 14 anos de idade. o baiano Victor Rocha, atleta do Bahiano de Tênis, passou a chave qualificatória neste domingo e garantiu vaga na chave principal da  36ª edição do Bahia Juniors Cup, tradicional evento que será disputado nas quadras do Clube Bahiano de Tênis em parceria com a Associação Atlética da Bahia, nos bairros da Graça e da Barra, em Salvador (BA). 



A competição, que vai até o dia 6 de novembro, tem 240 atletas de todo o Brasil e ao todo nove países, conta pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis até 18 anos e pontos no ranking sul-americano do Cosat até 14 e 16 anos e para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis até 12 anos. 


Rocha derrotou Thiago Petry na final do quali por 6/3 7/6 (7/2) e terá sua primeira oportunidade na chave principal de um torneio até 18 anos, buscando seus primeiros pontos no ranking mundial diante de outro qualifier, o paulista Samuel Maia, que na final do quali passou pelo também baiano Gabriel Godoy por 5/7 6/1 10/3. Este jogo acontece a partir das 14h30 desta segunda-feira. Outros dois brasileiros passaram o quali, Enzo Crevelaro e Gabriel Carvalho.


"Jogo foi muito duro, exigiu muito de mim mental e fisicamente, enfrentando um menino mais velho, quebrei ele no começo e soube cadenciar, no segundo set teve vários momentos de tensão com ele abrindo 3 a 1 e 4 a 2 , mas devolvi a quebra, me mantive. Agora vamos com tudo para a primeira rodada buscar meus primeiros pontos no ranking mundial", disse Victor Rocha.


Na chave principal, o favorito é o paranaense Matheus de Lima, que vem de final em Curitiba (PR) no final de semana,. Ele é filho de torneiro mecânico e mãe dona de casa. Seu primeiro rival será Kauã Cressoni em jogo que começa às 13h. Henrique de Britto é o segundo favorito e enfrenta o brasileiro Tasso Moreira. Destaque para o sérvio Filip Marinkovic que pega o brasileiro Marcelo Pinto.


Outro baiano na chave masculina é Luis Guilherme Cupertino, que retorna de lesão, e enfrenta o terceiro favorito, Pedro Rodrigues, a partir das 16h.


Na chave feminina , a catarinense Maria Turchetto, que vem de 15 vitórias seguidas com três títulos consecutivos em quatro finais, é a favorita e espera pela brasileira Beatriz Ferreira ou a americana Isabella Ochoa. Stephany de Lima é a cabeça de chave 2 e desafia Gabriela Gagliardi. A chilena Josefa Fuenzalida é a cabeça de chave 4 e pega a brasileira Karoline de Oliveira.


Nos 12 anos, o baiano Felipe Badaró garantiu vaga nas quartas de final e busca vaga na semi nesta segunda contra Guilherme Yung, do Distrito Federal. No feminino, a paulista Nathalia Tourinho, com família baiana e neta do fundador do torneio, Luis Tarquínio, garantiu vaga na semifinal e desafia a alagoana Lis Tenorio. Os duelos da categoria começam às 8h.


Todos os jogos da primeira rodada acontecem nesta segunda-feira a partir das 8h. Contando com os torneios de 16, 14 e 12 anos serão 56 partidas.


 Além do Brasil há atletas na disputa da Sérvia, Estados Unidos e do Chile. 

O Bahia Juniors Cup é celeiro de grandes nomes do tênis brasileiro. Já disputaram a competição nomes como Gustavo Kuerten, campeão em 1993 na categoria 16 anos sobre o talento baiano Duda Catharino Gordilho em batalha de três sets, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin, que chegaram ao top 10 juvenil disputando os Grand Slams, fizeram a estrelada final na temporada 2018 com triunfo do tenista local. 

Programação torneio Mundial ITF - 18 anos:


8h
Beatriz FERREIRA (BRA) isabella OCHOA (USA) 
MARIA FERNANDA CALFAT DUARTE (BRA) Laura LISBOA DIB VIEIRA (BRA) 
Isabella DAHER VAZ CASTRO (BRA) Bianca Mendonca Bernardes BIA BERNARDES (BRA) 
Taina TERNES CORDEIRO (BRA) Rafaela TEDESCO (BRA)


9h 
Melissa DUARTE (BRA) Rafaela QUEIROGA TAVARES (BRA)
Beatriz GUERRA (BRA) Diana BEZERRA SOUZA (BRA) 
Carol MOTA OLIVEIRA (BRA) Valentina TORRES DA SILVA (BRA) [5] 
Carolina LIMA DE OLIVEIRA (BRA) [6] Nicole BACCALA RIGHETTO (BRA)


10:30 
Josefa FUENZALIDA (CHI) [4] Karoline Maria SANTOS DE OLIVEIRA (BRA)
Marina Nonato Figueiredo RIBEIRO (BRA) Gabriela YAMATE ALMEIDA (BRA)
Maria Eduarda Knolseisen MARIA EDUARDA Gabriela FELIX DA SILVA (BRA) [3] 
Juliana NIETO (USA) [8] Isadora BEZERRA DE ARAÚJO LACERDA LIMA 


12h
Beatriz IBRAHIM (BRA) Vitoria MAXIMILIANO (BRA) 
yana LEITE (BRA) Giovanna PIEDEMONTE (BRA) 
Gabriella GAGLIARDI (BRA) Sthefany RODRIGUES DE LIMA (BRA) [2] 
Bernardo PERALTA (BRA) Luiz Felipe GOBBI BRANDAO (BRA) 


13h
Matheus Amorim DE LIMA (BRA) [1] Kaua Lopes CRESSONI (BRA) 
 Luka BOJICIC ONO (BRA) Guilherme RICKLI DA MATTA (BRA) [8] 
Luis Felipe FERRAZ SANDOVAL CARVALHO (BRA) Murilo GRACIO MARTINS (BRA) 
Marcelo MIFANO PINTO (BRA) Filip MARINKOVIC (SRB) 


14h30 
Victor  ROCHA (BRA) Samuel MAIA (BRA) 
Victor Milare ALVES (BRA) Filipe COSTA (BRA) 
Luis Octavio BULCÃO (BRA) Nicolas OLIVEIRA (BRA) [6] 
Henrique Hamamoto USHIZIMA (BRA) [5] Pedro ALMEIDA MELLI (BRA) 


16h 
Luis Guilherme CUPERTINO DE SANTANA (BRA) Pedro RODRIGUES (BRA) [3] 
 Breno FERRARI MACIEL (BRA) Joao FONSECA (BRA) 
Gabriel Augusto CARVALHO (BRA) Joao Rafael AZZOLIN VIEIRA (BRA) 
Kaua Emanuel PEREIRA DOS SANTOS (BRA) [7] Ricardo DUTRA (BRA)
Alecson DESCHAMPS (BRA) Enzo CREVELARO (BRA)
 Pedro PINTO (BRA) Lucas KIM GODINHO COUY (BRA)
Tasso ALVES MOREIRA (BRA) Henrique COSTANZI DE BRITO (BRA) [2]  

A 36ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Sudesb, Superintendência do Desporto da Bahia, além dos apoios do Clube Bahiano de Tênis, da Associação Atlética da Bahia. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.

banner
banner