X

Projeto Massificação Maria Esther Bueno chega à 5 escolas de Mangaratiba

Quinta, 28 de outubro 2021 às 14:30:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O Projeto Massificação Maria Esther Bueno, do Rede Tênis Brasil, está chegando em Mangaratiba (localizada a 85 km do Rio de Janeiro). O projeto, que tem o patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, será realizado em cinco escolas municipais e atenderá cerca de 300 crianças entre 6 a 12 anos.



O lançamento oficial do projeto aconteceu nesta quarta-feira, na escola do Vale do Rio Sahy, e contou com a presença de representantes da Vale, Fundação Vale, Prefeitura de Mangaratiba e Rede Tênis Brasil. Além dessa, as escolas Oliveira Beto, Antonio Cordeiro Portugal, Batatal e Maria Rosa Magalhães também foram contempladas.

“Acreditamos que o esporte estimula as capacidades cognitiva e de convivência social e, muitas vezes, se torna uma ferramenta educacional para crianças se transformarem em cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades. Ser parceira de um projeto como o Projeto Massificação Maria Esther Bueno, do Rede Tênis Brasil, é exemplo disso e confirma que os benefícios da prática esportiva para crianças vão muito além da atividade física. Dessa forma, buscamos contribuir para o desenvolvimento social dos territórios em que a Vale está presente”, diz Pâmella De-Cnop, diretora-executiva da Fundação Vale.

“O esporte forma e transforma. É uma ferramenta poderosa de construção de valores e mudança de vida. À medida que proporcionamos o acesso ao tênis para crianças que dificilmente teriam esta experiência, através do projeto podemos realmente falar em processo de inclusão, de novas possibilidades, de oportunidades reais de formação pessoal através da prática esportiva”, destaca Marcelo Motta, diretor técnico do projeto Massificação Maria Esther Bueno.

O Projeto Massificação Maria Esther Bueno tem como objetivo apresentar o Tênis para alunos de escolas públicas, formando atletas e cidadãos através do esporte, aumentar a quantidade de praticantes e proporcionar continuidade na prática da modalidade.

Além de Mangaratiba, outras 19 cidades das cinco regiões brasileiras já fazem parte do projeto: Araras, Barueri, Fernandópolis, Jaguariúna, Piracicaba, Santana de Parnaíba, São João da Boa Vista e a capital, no estado de São Paulo; Vila Velha, Serra, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim e Anchieta, no Espírito Santo; Nova Lima, em Minas Gerais; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Brasília, no Distrito Federal; Itumbiara, em Goiás; Belém, no Pará; e Recife, em Pernambuco.

Sobre o Projeto

O Projeto Massificação Maria Esther Bueno tem como principal objetivo apresentar o tênis de forma recreativa para crianças de 6 a 12 anos do ensino público, e assim ampliar a quantidade de praticantes de tênis na base e proporcionar uma continuidade de prática e aprendizado do esporte aos alunos participantes dos últimos anos.

O Massificação teve início em 2014 e quatro anos depois (2018) recebeu o nome de Massificação Maria Esther Bueno, em parceria firmada com a família da tenista. Desde então, já beneficiou mais de 40 mil crianças ao redor do país. Dessas, cerca de 1.000 praticam tênis regularmente em academias parceiras. Além disso, 500 professores ligados à rede pública foram capacitados com a metodologia da Rede Tênis Brasil para replicar as aulas do projeto em mais locais de execução.

“Para nós da família é uma honra participarmos de um projeto tão importante como esse, podendo apresentar o tênis para crianças que talvez nunca tivessem essa oportunidade, e através do esporte conseguirmos passar ensinamentos que vão nortear a vida dessas crianças não só no esporte, mas no seu dia a dia”, diz Pedro Bueno, sobrinho de Maria Esther.

Com o recurso de empresas através da Lei de Incentivo ao Esporte, o Rede Tênis Brasil capacita professores e leva aulas para escolas públicas dos núcleos, praças esportivas, assim como outros locais que consigam receber o projeto.

teninews.com.br
br.jooble.org