Depois de um ano de ausência por conta da pandemia, o tradicional evento do Bahia Juniors Cup está de volta para sua 36ª edição entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro em Salvador, na Bahia. O torneio conta pontos para o ranking mundial juvenil da Federação Internacional de Tênis e tem o apoio da Federação Bahiana de Tênis.
A competição deste ano será disputada no Clube Bahiano de Tênis e também na Associação Atlética da Bahia, nos vizinhos bairros da Graça e da Barra e terão 240 atletas de todo o território nacional e ao todo de nove países. Além do Brasil há atletas inscritos da Sérvia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia, Chile e da Bolívia.
Ao todo serão disputadas quatro categorias. A principal, até 18 anos, conta com pontos para o ranking mundial, a seguir as categorias 14 e 16 anos contam pontos para o ranking sul-americano do Cosat e a 12 anos contabilizando para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.
O Bahia Juniors Cup é celeiro de grandes nomes do tênis brasileiro. Já disputaram a competição nomes como Gustavo Kuerten, campeão em 1993 na categoria 16 anos sobre o talento baiano Duda Catharino Gordilho em batalha de três sets, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin, que chegaram ao top 10 juvenil disputando os Grand Slams, fizeram a estrelada final na temporada 2018 com triunfo do tenista local.
"Estamos muito felizes em poder resgatar o Bahia Juniors Cup após um ano sem poder realizar a competição. Aqui nascem várias estrelas do tênis nacional e é uma satisfação poder dar essa oportunidade aos novos nomes que estão surgindo", disse Duda Catharino, diretor da competição.
A 36ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Sudesb, Superintendência do Desporto da Bahia, além dos apoios do Clube Bahiano de Tênis, da Associação Atlética da Bahia. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.