X

Jovens brasileiras marcam primeiros pontos no ranking

Terça, 12 de outubro 2021 às 22:34:57 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

 A terça-feira foi especial para três juvenis brasileiras que disputam um torneio profissional pela primeira vez, na Copa Feminina de Tênis, em Piracicaba. Ana Candiotto e Nicolly Ferreira, de 17 anos, e Ana Maria Ramos, de apenas 14, passaram pela estreia e garantiram seus primeiros pontos no ranking da WTA.



O torneio internacional disputado no interior paulista distribui US$ 15 mil em premiação e conta com patrocínio do Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Ana Candiotto foi a primeira a entrar em quadra e superou a convidada Beatriz Verdial, por 6/0 6/2. Como juvenil, a paulista de Jundiaí tem dois títulos e um vice em torneios internacionais nesta temporada e é a melhor brasileira no ranking da ITF. Nas oitavas de final ela irá enfrentar a italiana Miriana Tona, que salvou três match-points e surpreendeu a argentina Solana Sierra, 12ª juvenil do mundo, com parciais de 4/6 6/4 7/6(4).

“Estou muito feliz com a minha primeira vitória no profissional, ainda mais sendo no Brasil. Com certeza lá na frente eu vou olhar para trás e me lembrar desse momento. Acho que é um começo muito importante na minha carreira, consegui fazer um bom jogo, apesar de um pouco de nervosismo pelo primeiro torneio” destacou a atleta do projeto Rede Tênis Brasil.

A paulista Ana Maria Ramos, que na segunda-feira passou pelo qualifying, fez um jogo de mais de 3h até levar a melhor sobre Mariana Borges, marcando 7/6(5) 4/6 6/1. “Eu não sei nem explicar. Eu sei que estou muito feliz, não só pelo resultado, mas comigo mesma. No primeiro set eu estive o tempo todo atrás, ela coloca muita bola na quadra. No segundo eu estava ganhando de 4/3, perdi de 6/4 e estava destruída fisicamente”, disse Ana Maria após a vitória.

Aos 14 anos, a jovem está no ranking da categoria até 18 anos no país. Quando os pontos do ITF World Tennis Tour de Piracicaba forem computados, também aparecerá no ranking mundial. “Não caiu a ficha ainda. Há oito dias eu nem sabia que ia ter o torneio e agora estou fazendo ponto na WTA. Estou muito feliz”. Sua próxima adversária será a chilena Fernanda Astete, que eliminou a cabeça de chave 2, Nathaly Kurata, por duplo 6/4.

Atual vice-líder do ranking paulista de 18 anos, Nicolly Ferreira aproveitou o convite para a chave principal e obteve vitória inédita como profissional, aplicando 6/0 6/2 na compatriota Vivian Toma. A jogadora de 17 anos encara a norte-americana Madison Bourguignon, cabeça 7, nas oitavas de final.

 

RODADA DE QUARTA-FEIRA TEM OITO BRASILEIRAS EM AÇÃO

A programação de quarta-feira no Clube Cristóvão Colombo tem o complemento da primeira rodada de simples e duplas, com 11 jogos no total. A abertura da quadra central fica por conta da principal favorita ao título, a argentina Victoria Bosio, que enfrenta a brasileira Mariana Sorrilha, estreante em um torneio profissional aos 15 anos de idade.

Outros seis jogos de simples têm atletas da casa em ação, incluindo dois confrontos nacionais. Sofia Mendonça e Giovanna Ferreira duelam às 10h30, na quadra 4, enquanto Julia Konishi e Carolina Laydner fecham a rodada noturna.

teninews.com.br
br.jooble.org