Aluno da academia da Rafael Nadal, em Mallorca, Daniel Rincón sagrou-se campeão do US Open júnior. O jovem de 18 anos derrotou o principal cabeça-de-chave do torneio, o chinês Juncheng Shang, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/5.
O ex-número 1 do mundo parabenizou no sua conta oficial no Instagram o seu pupilo. "Parabéns @danirinconn_ Estou feliz por você. Aproveite bastante e siga trabalhando", escreveu o quatro vezes campeão do US Open.
Rincón é o primeiro atleta de seu país a ganhar este mesmo torneio desde 1986, ano em que Javier Sánchez Vicario derrotou o argentino Franco Davin na final da competição. Rincón é o 15० tenista espanhol a conquistar um Grand Slam júnior. O último antes dele havia sido Alejandro Fokina, que foi campeão de Wimbledon, em 2017.
“Estou começando a entender o que eu fiz. Ainda não sei o que aconteceu e ainda terei um tempo para acreditar nisso”, comemorou o tenista, que deverá fazer a transição para o tênis profissional na próxima temporada.
Rincón treina na academia de Rafael Nadal, em Mallorca. Ele falou o quanto isso lhe ajuda na evolução de seu tênis. “É o melhor lugar do mundo. Ele (Nadal) é uma inspiração. Ter um dos melhores atletas do mundo te apoiando de uma forma tão próxima é incrível”, afirmou.
Não é segredo para ninguém que a nova geração espanhola vem forte. Além do atual campeão júnior do US Open, a Espanha também conta com Carlos Alcaraz, também com 18 anos, como um dos atletas promissores. Ele teve um excelente desempenho no US Open, indo até as quartas de final, quando foi eliminado pelo canadense Felix Auger-Aliassime.